Categories: EUA

Policiais executam morador de rua nos EUA em público e à luz do dia

Share

Morador de rua é executado por policiais em Los Angeles à luz do dia. Vídeo que flagrou o assassinato já foi compartilhado mais de 250 mil vezes em menos de 24 horas

Homem que filmou as cenas de violência diz que policial negro atirou no morador de rua, mas imagens revelam que os tiros foram disparados por outros policiais (Reprodução/Facebook)

Três policiais de Los Angeles mataram, no último domingo, um morador de rua. A execução foi filmada por um pedestre e o vídeo já foi compartilhado mais de 250 mil vezes em menos de 24 horas. Pouco depois do fato, o homem foi declarado morto no local.

A polícia ainda não confirmou se o homem estava armado, mas um porta-voz disse que policiais atendiam a um chamado de roubo na região.

O departamento de polícia disse que os oficiais tentaram usar um equipamento de choque elétrico para dominar o suspeito, mas que ele “continuou brigando e resistindo”.

Ainda no vídeo, uma mulher é vista pegando um cassetete e uma voz, ao fundo, dizendo “Dê o meu bastão”. Vários policiais, então, tentam controlar a mulher, no primeiro plano do vídeo. A ação acaba encobrindo parcialmente o que acontece com o homem ao fundo.

Segundo a versão da polícia de Los Angeles, três agentes, um sargento e dois oficiais atiraram contra o homem quando ele “tentou retirar a arma de um deles durante o incidente”.

Tensão racial

No ano passado, a morte de homens negros desencadearam semanas de protestos nos Estados Unidos.

O caso Michael Brown – um jovem de 18 anos, desarmado, morto por um policial em Ferguson, Missouri, em agosto – gerou protestos por todo o país.

Em janeiro, novas tensões quando policiais em Nova Jersey foram flagrados matando um homem negro que descia de um carro com as mãos para cima.

VEJA TAMBÉM: O que é ser negro nos Estados Unidos

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook