E se o menino Jesus fosse morto em Ipanema ou no Leblon?
Nos dois dias que sucederam a morte do menino Jesus, 10 anos, alguns grandes jornais chegaram a ignorar o ocorrido. Só após mobilizações de moradores e nas redes sociais, a morte covarde conquistou as escaladas da TV. Jesus era pobre, morador do Complexo do Alemão; não provocou comoção entre os brasileiros, e também no jornalismo, porque não vivia em Ipanema ou no Leblon
Imagine a escalada, a abertura de telejornal, com as chamadas das notícias mais quentes do dia, os apresentadores tabelando em jogral:
“Uma tragédia no coração do Rio!
Em Ipanema, um menino de dez anos é assassinado com um tiro de fuzil!
À luz do dia!
Durante uma operação da Polícia Militar!
O menino estava na porta de casa!
E se chamava Jesus, Eduardo de Jesus Ferreira!
E sua mãe se chama Maria, Terezinha Maria de Jesus!
Às vésperas da Páscoa, o crime num cartão-postal do Brasil abala o país!
A cerimônia da Sexta-Feira da Paixão foi cancelada no bairro!
E no domingo, para o menino Jesus, que sonhava ser médico ou engenheiro, não haverá ressurreição!”
Essa escalada não existiu nos telejornais da noite da quinta-feira, dia em que Eduardo de Jesus foi morto.
Houve um que ignorou a notícia.
Na sexta-feira teve jornal carioca que não deu a morte nem num cantinho escondido da primeira página.
Na internet, como em outras plataformas do jornalismo, o noticiário foi ganhando envergadura alimentado por duas fontes: as manifestações legítimas dos vizinhos de Jesus e a indignação cidadã que varreu as redes sociais.
Só assim a morte covarde conquistou as escaladas da TV.
Eduardo de Jesus não provocou uma comoção entre os brasileiros, e também no jornalismo, porque não vivia em Ipanema.
Era morador do complexo do Alemão, onde ontem houve protesto, no lugar da Paixão de Cristo.
Ele não sonhava ser médico ou engenheiro, mas sim motorista ou bombeiro. Era este o digno horizonte do menino da favela para seu futuro de trabalhador.
Já pensaram o impacto de ouvir uma mãe da zona sul, e a dor suprema de mãe e pai independe de classe social, dizendo ter ouvido de um policial militar “saia daqui, senão vou matar você também!”?
Foi o que Maria, a empregada doméstica mãe de Jesus, contou ter falado um PM. Mas a Maria não vive na zona sul.
Inexistiu o tiroteio descrito pelos policiais, ela disse. Só escutou o tiro de fuzil que matou seu filho, o caçula da prole de cinco.
Ela pensa em voltar para o Piauí, de onde veio no ocaso da década de 1990 para tentar a sorte no Rio.
Além do drama de toda mãe e todo pai que perdem um filho, o episódio do Alemão tem outro componente relevante ao jornalismo, ao menos o jornalismo que se pretende fiscal, e não porta-voz, do poder: é possível ou provável que um servidor público tenha assassinado Jesus. O que incentiva a discussão sobre o tratamento oficial de populações humildes como inimigas. E sobre a Justiça necessária para desestimular a impunidade.
Nem assim a morte comoveu muita gente, afora os que pensam “podia ser meu filho”.
A explicação é óbvia, e vale para muitas almas e para o jornalismo: Jesus era pobre, sua família é pobre.
Não é novidade, na última nação a abolir a escravidão e que figura entre as dez com desigualdade mais obscena.
Anteontem, em 2013, milhões de brasileiros se revoltaram e choraram com duas dezenas de lojas quebradas no Leblon e deram de ombros para uma chacina ocorrida na Maré, numa invasão do Bope, poucos dias antes.
Incrível país o nosso: vozes ditas esclarecidas esperneiam ao ouvir falar em luta de classes (até o Delfim Netto sabe que ela existe), mas só têm o coração machucado, machucado mesmo, não da boca para fora, quando a covardia ocorre no asfalto, e não no morro.
Para cristãos, praticantes de outras religiões ou gente sem fé além da teimosa fé no ser humano (está difícil, viu), esta Páscoa é para pensar em Jesus.
Em Eduardo de Jesus Ferreira, o menino que nunca será bombeiro ou motorista.