Bolsas para estudar na Suécia ainda estão disponíveis para brasileiros
Inscrições para bolsas de estudo na Suécia estão abertas até sexta-feira (15/05) para doutorado e pós-doutorado. Benefícios cobrem as mensalidades do curso, auxílio instalação, seguro-saúde e o auxílio deslocamento. Saiba abaixo como se inscrever
Com objetivo de avançar na pesquisa e desenvolvimento de setores relacionados à aeronáutica e aproximar projetos de inovação entre Brasil e Suécia, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) oferece dez bolsas de pós-doutorado e cinco de doutorado para estudantes de todo o país.
A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e Aeroplano Sueco Limitada (SAAB AB).
Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil; possuir formação profissional compatível com o nível e a finalidade da bolsa; e possuir conhecimento do idioma utilizado no centro/instituição de destino. É também necessário estar com o currículo atualizado na plataforma Lattes. O prazo de inscrições vai até 15 de maio de 2015.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq pela internet, acompanhadas de um arquivo contendo o projeto em português e inglês. Os benefícios cobrem as mensalidades do curso, auxílio instalação, seguro-saúde e o auxílio deslocamento. O programa tem previsão de início a partir de agosto de 2015.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever pela plataforma Carlos Chagas até 15 de maio. Antes, porém, recomenda-se acessar a plataforma colaborativa do Cisb para conhecer e interagir com os grupos de pesquisas acadêmicos da Suécia e com os pesquisadores da SAAB, a fim de enriquecer a proposta de projeto.
As normas e as tabelas de valores das mensalidades podem ser consultadas neste link.