Mujica desmente factoide de O Globo sobre Lula e mensalão
Mujica desmente O Globo e afirma que nunca conversou com Lula nem com nenhum outro brasileiro sobre mensalão: “e olha que já falei com muitos brasileiros”. Ex-presidente uruguaio reiterou a admiração pelo brasileiro e falou também do difícil momento político enfrentado pelo governo Dilma Rousseff
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, comentou neste sábado (9) a polêmica notícia criada pelo jornal O Globo e repercutida pelos principais veículos de comunicação do Brasil que dizia sobre a confissão de Lula sobre o mensalão.
Mujica afirmou que a pauta do mensalão jamais fez parte das conversas entre ele e Luiz Inácio Lula da Silva.
“Aparece o amigo Lula ali conversando comigo sobre o ‘mensalão’, mas nunca falei com um brasileiro sobre o ‘mensalão’, e olha que já falei com muitos brasileiros. Se os jornalistas escreveram isso, é por conta deles”, disse Mujica, referindo-se às suposições levantadas pelo texto do jornal O Globo.
De acordo com a biografia “Uma ovelha negra no poder”, Lula teria contado a Mujica no início de 2010, numa reunião em Brasília, que tinha que “lidar com muitas coisas imorais, chantagens” e que “esta era a única maneira de governar o Brasil”.
“Ele me falou das pressões e das chantagens. Mas nada de dinheiro ou de corrupção”, confirmou Mujica.
Questionado se também teria sofrido pressões semelhantes no Uruguai, Mujica foi direto: “Por sorte somos um país pequeno. Mas também tivemos de lidar com isso. No meu país, houve uma campanha para não termos maioria parlamentar, para que o governo não tivesse tanto poder. Sempre brigamos para ter a maioria. Do contrário, os governos ficam trancados”, enfatizou o ex-presidente à Agência Estado.
Admiração
Mujica fez questão de reforçar o seu apreço pelo ex-presidente Lula, chamando-o de ‘capitão político da América’.
“Tenho 80 anos e me atreveria a dizer que Lula é o maior presidente que o Brasil já teve. Tomo Lula como um modelo, um progressista que nunca procurou a tensão”, disse.
Governo Dilma
Perguntado a respeito das dificuldades que o atual governo da presidente Dilma enfrenta, com baixa popularidade e protestos nas ruas, Mujica considera que há muitos interesses escusos nos bastidores da política brasileira.
“Dilma está enfrentando meios muito poderosos. Mas pelo seu passado, a essa altura da vida, ela não tem um perfil de uma pessoa corruptível. O Brasil parece ter meios de multiplicar as pressões sobre os governos. Há uma técnica, teorizada inclusive, que está sendo aplicada no Brasil. É uma tática para atingir um governo civil sem usar a violência”, afirmou.
O ex-presidente uruguaio falou em ‘golpe sem armas’ para se referir ao conturbado momento político brasileiro.
“É um golpe sem armas. Sem usar a violência. Se aproveitam de falhas do caráter humano para poder derrubar um governo que acaba de ser reeleito”, finaliza.
Autor da biografia também desmente O Globo
Antes de Mujica, o jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro Una Oveja Negra Al Poder (“Uma ovelha negra no poder”), já havia desmentido o factóide criado pelo jornal O Globo (veja aqui).
“Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, afirmou Danza.