Categories: Homofobia

Judeu ultraortodoxo esfaqueia seis pessoas na Parada Gay de Jerusalém

Share

Seis pessoas foram esfaqueadas pelas costas nesta quinta-feira durante a Parada do Orgulho Gay de Jerusalém. Os ataques foram registrados em vídeos e imagens. De acordo com a polícia, o responsável pela barbárie é um judeu ultraortodoxo recém-saído da cadeia por ter feito o mesmo em 2005

O responsável pelos ataques na Parada Gay de Jerusalém (reprodução)

Seis pessoas foram esfaqueadas nesta quinta-feira (30/07) durante a Parada do Orgulho Gay de Jerusalém. De acordo com a polícia, o responsável pelo ataque foi um judeu ultraortodoxo recém-saído da cadeia por ter feito o mesmo em 2005. O britânico The Telegraph divulgou um vídeo do incidente.

“Atendemos e levamos a hospitais seis pessoas com perfurações de faca. Três sofreram ferimentos graves e outras três estão em situação moderada. Dois deles foram transferidos ao hospital Shaare Zedek, e os demais ao Hadassah Ein Karem”, disse à Agência Efe Yonatan Yagodoski, da organização Estrela de David Vermelha, equivalente à Cruz Vermelha.

O ataque aconteceu no final da parada. Segundo a polícia, o autor das facadas foi Yishai Schlissel, que foi condenado a 12 anos de prisão acusado de ter esfaqueado três pessoas na parada de 2005. Ele foi solto há três semanas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou um comunicado condenando o ataque, mas se referiu à orientação sexual como “escolha”. “No Estado de Israel, a liberdade individual de escolha é um dos valores básicos. Nós devemos garantir que cada homem e mulher viva em segurança em qualquer maneira que escolheram. É como agimos no passado e como continuaremos a agir. Desejo aos feridos pronta recuperação.”

Opera Mundi e Efe

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook