Redação Pragmatismo
Direitos Humanos 02/Jul/2015 às 18:32 COMENTÁRIOS
Direitos Humanos

Joanna Maranhão desabafa após aprovação da redução da maioridade penal

Publicado em 02 Jul, 2015 às 18h32

"No Brasil, quem vai ser preso é o jovem preto e favelado. O menor infrator de família rica não vai pra cadeia [...]". Nadadora Joanna Maranhão publicou um vídeo-desabafo após saber da manobra realizada para a aprovação da redução da maioridade penal no Brasil

Joanna Maranhão desabafa aprovação da redução da maioridade penal

A nadadora Joanna Maranhão publicou nesta quinta-feira um vídeo em seu perfil no Facebook se posicionando contra a redução da maioridade penal, aprovada ontem em primeiro turno após manobra antirregimental do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A postagem da nadadora já conta com mais de 14 mil compartilhamentos na rede social.

Na descrição do vídeo, a esportista disse que “pensou bastante” antes de fazê-lo, mas que “considera o desabafo necessário” para sua saúde mental. “Estou a caminho do meu quarto campeonato pan-americano mas não representarei esse Brasil que segrega e que não se compadece”, escreveu.

Saiba tudo sobre a redução da maioridade penal aqui

Joanna também afirmou que não consegue desassociar sua representatividade na competição internacional a política do país. “Já é a segunda vez que amanheço e tomo conhecimento dessas manobras criminosas que Eduardo Cunha tem feito no Congresso e eu sinto um desgosto muito grande. Não sou a favor da maioridade penal e não há nada, nenhum dado que me convença de que isso resolve violência. A gente sabe que no Brasil quem vai ser preso é menor de idade preto e de favela”, desabafou.

Abusada sexualmente por seu ex-treinador quando era criança, Joanna revelou o trauma em 2008 e criou a ONG Infância Livre, que combate o crime. Ela citou métodos que poderia tornar a sua ação mais “atrativa”:

“Gostaria que os nossos problemas fossem resolvidos na raiz deles. (…) Vou para o pan-americano defender o meu país, mas eu não vou estar representando essas pessoas que batem palma para Feliciano, Bolsonaro, Eduardo Cunha, Malafaia… Não são vocês que eu vou estar representando”, concluiu.

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Pensei bastante antes de fazer esse vídeo mas considero o desabafo necessário pra minha saúde mental. Estou a caminho do…

Posted by Joanna Maranhão on Quinta, 2 de julho de 2015


Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS