Categories: Racismo não

Policial negro ajuda racista que passou mal

Share

Foto emblemática mostra policial negro ajudando um racista que passou mal durante protesto da 'supremacia branca'. Homem que foi socorrido vestia camisa com suástica

Policial Leroy Smith ajuda neonazista defensor da ‘supremacia branca’ (Imagem: Rob Godfrey)

A imagem do policial negro Leroy Smith ajudando um cidadão que veste uma camiseta que mistura a bandeira confederada com a suástica nazista — os dois mais fortes símbolos do racismo que existem — viralizou na internet desde segunda-feira (20). O logotipo é de um grupo neonazista que defende a supremacia branca. As informações são do The Guardian.

A cena foi fotografada por um funcionário do governo da Carolina do Sul neste sábado (18) durante manifestações [vídeo abaixo/imagens fortes] a favor e contra a retirada da bandeira confederada diante do capitólio estadual em Columbia.

Leroy Smith disse estar surpreso com a popularidade da imagem. “Me vejo como qualquer outro policial, que estava ali no Sábado para preservar e proteger. Só aconteceu de ser eu na foto”, disse.

VEJA TAMBÉM: Supremacista branco descobre, ao vivo, na TV, que é 14% negro

Participaram dos atos um grupo de negros da Flórida e membros da Ku Klux Klan da Carolina do Norte. Cerca de 2 mil pessoas estiveram no local. Houve confronto entre manifestantes – 5 pessoas foram detidas e 23 precisaram de atendimento médico. O calor passou dos 36ºC.

O estado está vivendo um intenso debate sobre o racismo, após o massacre de Charleston.

Vídeo:

com informações de The Guardian e BrasilPost

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook