A versão brasileira da Ku Klux Klan sai do armário
Brasileiros inspirados no grupo racista norte-americano Ku Klux Klan divulgam cartazes ameaçando "gays, comunistas, negros, muçulmanos, judeus, anarquistas, antifas(...)"
Os pedidos de intervenção militar nas mais recentes manifestações contra o governo no Brasil não são as únicas reações da extrema direita no País. Em Niterói (RJ), um grupo inspirado na organização americana Klu Klux Klan espalhou cartazes com ameaças a “comunistas, gays, judeus, muçulmanos, antifas*, anarquistas, negros”
Segundo o jornal O Globo, os cartazes foram espalhados no centro da cidade, na Praça Juscelino Kubitschek, no último sábado (19). O grupo, que se intitula ‘Imperial Klans of America Brasil’, diz “estar de olho” e que irá responder com violência em “qualquer ato de agressão em solo brasileiro”.
“United Klans of America Brazil não vai comprar a esta retórica RACIAL que está sendo espalhados por todo o país que se destina apenas a dividir o povo. Nós vamos caçar qualquer um que deseje nosso país e seus cidadãos (sic)”, diz um dos cartazes.
A organização americana United Klans of America é vinculada ao Klu Klux Klan desde os anos 60, época em que era considerada “a mais violenta” facção da KKK nos Estados Unidos.
Investigação
A Prefeitura de Niterói se manifestou, no fim da tarde desta terça-feira (22), sobre o caso dos cartazes que estimulam o ódio e a intolerância religiosa colocados em vias do Centro neste último fim de semana.
O órgão destacou que é inadmissível que, “em pleno século XXI, o ódio e o preconceito sejam incentivados por grupos neonazistas ou de qualquer ideologia”. A Prefeitura destacou que vai colaborar e acompanhar as investigações para que sejam identificados e responsabilizados os autores deste tipo de ação.
Entre os alvos estão negros, gays além de judeus, muçulmanos, comunistas, entre outros.
*Antifa é uma abreviação de antifascistas