Redação Pragmatismo
Rede Globo 22/Set/2015 às 11:37 COMENTÁRIOS
Rede Globo

Ao vivo, na Globo, menina de 10 anos surpreende com declarações feministas

Publicado em 22 Set, 2015 às 11h37

Menina de 10 anos arranca aplausos na Globo, ao vivo, após contestar estereótipos de gênero. Vídeo protagonizado pela pequena Anita, filha do escritor Marcos Piangers, viralizou nas redes sociais

menina feminista globo anita 10 anos

Anita, 10 anos, filha do escritor Marcos Piangers deu uma aula de feminismo (vídeo abaixo) no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.

Perguntada se concordava que rosa é cor de menina e azul, cor de menino, Anita foi categórica:

“Eu acho que assim: tem a fase que quando tu é pequena, tu gosta de rosa e roxo. Mas quando tu cresce, tu pensa: Pô, que porcaria! Isso é uma coisa machista! Eu não gosto de rosa”, arrancando aplausos da plateia.

Além de muitos tuítes elogiando a atitude da menina, sites de jornais e revistas deram espaço à declaração de Anita.

Piangers, pai de Anita, deu mais exemplos de como a filha é uma “pequena feminista”. “Esses dias ela olhando na rua, aqueles homenzinhos para atravessar no verde [do semáforo], ela perguntou: ‘pai, por que não tem uma mulher?’”, contou.

A menina complementou: “Por que não tem trocador de bebê no banheiro dos homens também? Se tem no das mulheres…”

Em entrevista ao jornal Zero Hora, Marcos Piangers comentou a repercussão do episódio. Confira alguns trechos:

A Anita assumiu muito esse nosso discurso de empoderamento feminino. Nós dizemos para ela que ela pode ser o que ela quiser, que ela não pode aceitar que meninos tratem ela mal, e esses insights ela foi adquirindo com o tempo.

(…)

Essas questões de ela olhar um sinal e achar um absurdo não ter mulher, que tudo rosa de menina e azul de menino é um absurdo, são coisas que ela foi sacando com o tempo e foi falando. E como eu e a minha mulher ouvimos tudo o que ela fala, a gente sempre valoriza isso, anota as frases que ela diz, eu acho que ela foi se sentindo confiante para pegar o microfone ontem e falar aquelas coisas.

A informação está aí para todo mundo, qualquer pai pode ouvir melhor o seu filho, entender melhor o que ele está falando e passar para ele o que deve ser passado, que é o respeito, que menino não pode tratar mal a menina, todas as questões machistas da sociedade… enfim.

(…)

Isso é um papo que a gente leva direto com a Anita, e ela entende tudo. Agora a grana do livro está indo para crianças carentes e estamos falando com ela sobre crianças que têm […] paralisia cerebral.

É tudo questão de diálogo, mas, realmente, ela é daquele jeito, ela é muito cerebral, ela pega o microfone e vai dar os opiniões dela, que às vezes são bem incômodas.

Vídeo:

“Isso é uma coisa machista!”

Posted by Empodere Duas Mulheres on Terça, 15 de setembro de 2015

com informações de Zero Hora e Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS