Homem que visitou todos os países do mundo antes de completar 40 anos é agora referência em turismo. Gunnar Garfors revelou quais são os 12 países que considera imperdíveis entre os 198 visitados. Confira
O norueguês Gunnar Garfors conseguiu visitar os 193 países membros da ONU – além do Vaticano, Kosovo, Palestina, Saara Ocidental e Taiwan – antes de completar 40 anos e agora é referência quando o assunto é turismo. O mochileiro se tornou o homem mais jovem a completar tal façanha após 20 anos realizando viagens.
A aventura de Garfors começou quando ele ainda tinha 17 anos e fez a primeira viagem sem os pais. Ele viajou de trem pela Europa e visitou 13 países diferentes. Foi aí que surgiu o vício por conhecer novas culturas e começou a cumprir a meta de ir a todos os cantos do globo, enquanto matinha o emprego na NRK (Corporação de Radiodifusão Norueguesa).
“Na Noruega, temos cinco semanas de férias pagas e aproximadamente duas semanas de feriados nacionais”, contou ele em entrevista ao site norte-americano Buzzfeed. “Eu viajei em todas essas ocasiões, quase todos os feriados e férias e muitos finais de semana.”
Mas mesmo com todo o tempo disponível para viajar, a questão financeira é a maior dúvida de quem acompanha o site que o norueguês criou para compartilhar as aventuras.
“Muitas pessoas dizem que não têm dinheiro (para viajar), mas é tudo uma questão de prioridade e dedicação. Eles têm dinheiro, mas vão precisar de planejamento. Além disso, é possível se hospedar de graça na casa de alguém por meio de sites como CouchSurfing ou Hospitality Club”, explicou o viajante.
Em entrevista ao Business Insider, o autor do livro “198: How I Ran Out of Countries” (“Como fiquei sem países para visitar”, em tradução livre) revelou quais são os 12 países que considera imperdíveis entre todos os 198:
Dominica – “Uma das ilhas menos conhecidas do Caribe merece ser visitada por mais pessoas”.
Islândia – “Apenas traga sua roupa de banho e relaxe nas piscinas naturais com águas que atingem a temperatura de 40ºC enquanto seu cabelo congela e fica coberto de neve. É surreal”.
Kiribati – “O paraíso como ele deve ser. Não há muito luxo, mas os frutos do mar são fantásticos e a hospitalidade que você provavelmente vai receber dos locais vai compensar”.
Madagascar – “A costa, os lêmures e os baobás vão deixá-los de boca aberta”.
Nicarágua – “É um país bastante diverso entre Costa Rica e Honduras. Você vai encontrar locais perfeitos para o surfe, oportunidades de mergulho e uma natureza surpreendente”.
Noruega – “Ok, estou sendo um pouco parcial, mas se você ainda não visitou o norte do pais, não sabe como o cenário é lindo”.
Nova Zelândia – “Aproveite praias de areias brancas, pretas e douradas, e qualquer tipo de atividade aquática que você não sabia que existia”.
Quirguistão – “Natureza incrível, mercados coloridos e pessoas muito simpáticas, até eles acharem que você é um piloto americano que vai roubar as namoradas deles”.
Romênia – “A Transilvânia, conhecida pelos castelos, montanhas e Drácula, vai maravilhar você. Não se esqueça das festas na capital Bucareste”.
Serra Leoa – “Este paraíso não está na lista de desejos de quase ninguém, mas deveria estar caso você queira sair da sua zona de conforto”.
Uruguai – “O segundo menor país da América do Sul é ainda desconhecido de muitos, e eu não entendo o motivo disso”.
Vietnã – “A definição de ‘amigável’ pode ser encontrada aqui”.