Viola Davis foi a primeira atriz negra a ganhar um Emmy na categoria Atriz Principal em todos os tempos. Ao receber o prêmio, fez um discurso histórico contra a discriminação. Sua fala, no entanto, parece ter incomodado outra estrela, Nancy Lee Grahn
Entre os melhores momentos da cerimônia de entrega dos Emmy deste ano, o discurso de Viola Davis (vídeo abaixo), a primeira intérprete negra a ganhar um prêmio Emmy na categoria de Melhor Atriz em drama, está entre aqueles que entraram para a história. O prêmio foi resultado de sua atuação na série How to Get Away with Murder, ficção produzida por Shonda Rhimes.
“A única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade”, disse Davis, emocionada. A primeira atriz negra a ser nomeada (durante quatro anos consecutivos) para esse prêmio foi Debbie Allen, por Fame, em 1982. Depois dela vieram Alfre Woodard, Cicely Tyson, Regina Taylor, Kerry Washington e, também este ano, Taraji P. Henson.
Embora a maioria dos espectadores tenha ficado encantada com o discurso de Davis, uma pessoa parece não ter gostado da corajosa fala da atriz. Nancy Lee Grahn, atriz conhecida por integrar o elenco da série norte-americana General Hospital disse, em seu Twitter, que o Emmy “não é um fórum para a igualdade racial de oportunidades” e que Viola Davis nunca foi descriminada.
Após as críticas contra Viola Davis, Nancy recebeu o repúdio dos próprios seguidores na rede social e, em seguida, apagou o ‘tweet’.
Depois, ela reconheceu Viola Davis como a grande estrela de How To Get Away With Murder, e celebrou o fato de ela ter se tornado a primeira mulher negra a ganhar um Emmy como melhor atriz na categoria dramática.
“Viola Davis vencer o Emmy foi histórico. Meu ponto é que prêmios não consertam injustiças raciais. Eu vejo o quanto insignificante nós somos”, escreveu.
Pedido de desculpas
Com a repercussão negativa, Nancy foi além. Publicou um pedido oficial de desculpas.
Eu nunca tive a intenção de diminuir a realização dela. Eu desejo ter papeis como o dela. Ela é uma deusa. Eu quero igualdade para todas as mulheres, não só atrizes. Peço desculpas para quem eu ofendi. Eu sou uma mulher que advoga sobre desde que me tornei uma. Depois de ler as respostas ao meu tweet, percebi que formulei muito mal.
Peço desculpas por meus tweets anteriores e agora percebo que preciso rever meus privilégios. Minha intenção não era aproveitar este momento histórico e importante de Viola Davis ou outras mulheres negras, mas percebo que a minha intenção não importa aqui, porque isso é o que eu acabei fazendo. Aprendi muito esta noite e eu admito que ainda há algumas coisas que eu não entendo, mas eu estou tentando e vou deixar isso se transformar em um aprendizado para mim
Mesmo com o pedido de desculpas, os ataques a Nancy não pararam, e a atriz escreveu uma mensagem final:
“30 anos falando sobre os direitos das mulheres e agora virei racista. Estou de coração partido. O Twitter pode trazer o melhor de nós, mas, infelizmente, este noite trouxe o pior de nós”
O discurso de Viola Davis:
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook