Desfile de 7 de setembro de Taboão da Serra não se limitou às reverências militares brasileiras e causou polêmica ao trazer crianças exibindo suásticas, símbolo clássico do regime nazista da Alemanha
Para alguns, a demonstração de força militar, bem como o orgulho patriótico que impera nos desfiles de 7 de setembro pelo país são tradições questionáveis.
Um desses desfiles, no entanto, não se limitou às reverências militares brasileiras e causou polêmica ao trazer crianças exibindo suásticas, símbolo mais clássico do regime nazista da Alemanha.
O caso aconteceu no desfile de Taboão da Serra (SP), no centro da cidade. De acordo com a secretaria de Educação do município, escolas municipais dos ensinos infantis e médios fizeram apresentações em homenagem aos Jogos Olímpicos, aproveitando o fato de que o Brasil sediará o evento no ano que vem.
Cada escola, então, compôs uma ala representando a história das Olimpíadas em cada país. Uma delas, no entanto, ao retratar os Jogos de Berlim (1936), exibiu a suástica, um símbolo político – e não esportivo.
“Fazemos um desfile com produção de conhecimento, com conteúdo cultural, quando começarem os Jogos no Rio, os alunos vão saber a origem das Olimpíadas, o símbolo, o Hino Nacional. E inclusivo, a nossa Monalisa era uma cadeirante. É sair do discurso pedagógico para uma aula pública”, afirmou o secretário de Educação João Medeiros ao site Verbo Online.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook