Categories: Mundo

Helicóptero russo que procurava pilotos é derrubado por rebeldes sírios

Share

Helicóptero russo é abatido em operação para resgatar pilotos do SU-24 derrubado pela Turquia; pelo menos um militar da operação de resgate morreu. Novo vídeo mostra que um dos pilotos que se ejetou do avião Su-24 foi morto a tiros enquanto descia de paraquedas

Pilotos russos que ejetaram de avião atingido

Um helicóptero Mi-8 da Rússia foi abatido nesta terça-feira quando tentava resgatar um piloto do jato russo Su-24, que havia sido derrubado mais cedo por um caça da Força Aérea da Turquia.

De acordo com o Estado-Maior russo, dois helicópteros teriam sido utilizados nessa operação. Uma das aeronaves teria sofrido sérios danos em decorrência desses ataques e fez um pouso forçado.

Um militar russo que estava a bordo do helicóptero Mi-8 morreu. Os demais tripulantes foram levados para a base de Hmeymim em segurança pelo outro helicóptero que participava da ação.

“A operação de busca e resgate para encontrar o piloto do bombardeiro russo continua”, afirmou o tenente-general Sergei Rudskoi, acrescentando que a região seria controlada por grupos radicais de oposição ao governo sírio.

Um vídeo [ver abaixo] divulgado pelo grupo “Free Syrian Army” mostra o momento em que o helicóptero russo que havia feito o pouso forçado é destruído no solo por um míssil lançado por rebeldes sírios. Segundo informações do Observatório Sírio de Direitos Humanos, o helicóptero atingido havia feito um pouso de emergência na área montanhosa da província de Latakia.

Rebeldes atiram em pilotos

Segundo informações preliminares fornecidas pelo Estado Maior russo, um piloto que se ejetou do caça Su-24 abatido na Turquia foi morto a tiros enquanto descia de paraquedas.

Alguns vídeos [ver abaixo] publicados no YouTube mostram militantes atirando na direção dos pilotos que se ejetaram do caça Su-24 que foi derrubado pela Força Aérea turca nesta terça-feira.

Mais cedo, um representante de um conjunto da “oposição síria” anunciou que seu grupo havia executado pilotos que se ejetaram do avião russo abatido.

O comando do espaço aéreo sírio confirmou que o Su-24 russo não cruzou a fronteira para o espaço aéreo turco.

Vídeos:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook