Categories: EUA

Donald Trump é derrotado em Iowa; Hillary e Sanders empatam

Share

Ted Cruz surpreende e bate Donald Trump em Iowa. Pelos democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders empatam tecnicamente. Depois de ver seu adversário crescer nos últimos dias graças ao seus discurso mais à esquerda, Hillary afirmou após o resultado: “Sou progressista e também quero mudanças”

Imagem: Na esquerda, os pré-candidatos republicanos Donald Trump e Ted Cruz. Em seguida, os democratas Bernie Sanders e Hillary Clinton (Pragmatismo Político)

O senador pelo Texas Ted Cruz derrotou o empresário Donald Trump entre os republicanos na primeira etapa de votação para a escolha do candidato ou candidata presidencial de cada partido, realizada na noite desta segunda-feira (01/02) no Estado de Iowa, no nordeste dos Estados Unidos.

Cruz, que vinha em segundo lugar nas pesquisas de opinião, superou Trump confortavelmente entre os eleitores republicanos. Com 99,9% dos votos computados, Cruz tem 27,65% (enquanto as pesquisas lhe atribuíam 23%) e Trump tem 24,31% (contra os 28% estimados anteriormente).

Cruz, que tenta se vender aos eleitores republicanos como um novo Ronald Reagan e baseia sua candidatura no voto ultraconservador e evangélico, afirmou que o resultado em Iowa mostra que seus apoiadores estão ansiosos para voltar ao “livre mercado” e a “valores judaico-cristãos”.

Marco Rubio, senador pela Flórida, também surpreendeu, fechando com 23,09%, contra os 15% que lhe davam as pesquisas de opinião.

Democratas

Entre os democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders acabaram tecnicamente empatados com uma leve vantagem para Hillary e com Sanders encarando o empate como uma vitória.

Iowa representa menos de 1% do total do eleitorado nos Estados Unidos e tradicionalmente inicia a fase do caucus e primárias para a escolha dos delegados que irão votar nas convenções partidárias em julho. Iowa tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. Os democratas elegem 44 delegados no estado e os republicanos, 30.

Em 2008, Hillary Clinton, então favorita na pré-campanha, perdeu para Barack Obama, na época senador. Para analistas e a imprensa norte-americana, uma vitória em Iowa pode representar uma tendência.

Com as pesquisas que indicam empate técnico entre Sanders e Clinton em algumas regiões, o presidente Obama também “fez campanha”, ao defendê-la como candidata ideal pela “ampla e comprovada” experiência administrativa.

Depois do empate técnico em Iowa e de ver Sanders crescer nos últimos dias, graças ao seu discurso mais liberal e à esquerda, Hillary afirmou após o resultado: “Sou progressista e também quero mudanças”.

O próximo evento da campanha ocorre em New Hampshire nas primárias do dia 9 de fevereiro.

com Agência Lusa e Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook