Filhos de Eduardo Campos são nomeados no estado e na prefeitura
João Campos, 22, é o novo chefe de gabinete do governo de Pernambuco. Maria Eduarda, 24, foi nomeada para um cargo na Prefeitura do Recife. Classe artística local protesta contra nomeações: “Eduardo não pregou tanto a nova política? Isso não é nova política”. Em Pernambuco, hoje, para acessar diretamente o poder, basta ser um Campos
Filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), João Henrique Campos foi nomeado nesta semana chefe de gabinete do governo do Estado. João Campos se prepara para concorrer à sua primeira eleição –ele quer ser deputado federal em 2018.
O segundo dos cinco filhos de Campos exercerá a mesma função que o pai ocupou no segundo governo Miguel Arraes (1987-1990).
Com 22 anos e recém-formando em Engenharia Civil pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), João Campos passou a atuar mais ativamente na política logo após a morte do pai, então candidato à Presidência pelo PSB.
João Campos vai assumir o lugar de Ruy Bezerra, que recebia salário líquido de R$ 7.787,43 e será o novo controlador-geral estadual.
Sua nomeação para o quadro do atual governo de Pernambuco é um exemplo da influência da família no PSB.
Maria Eduarda
Outra herdeira de Eduardo Campos que tomou posse nas gestões locais nesta semana é Maria Eduarda Campos, 24. A jovem foi nomeada para um cargo na Prefeitura do Recife e vai atuar como gerente de Zoneamento Especial do Instituto Pelópidas Silveira na gestão de Geraldo Julio (PSB).
A nomeação foi feita de forma discreta, sendo publicada no Diário Oficial do dia quatro de fevereiro, quinta-feira da semana pré-carnavalesca, com data retroativa ao dia 1º de fevereiro de 2016. A notícia, no entanto, só veio à tona nesta quinta-feira, mesmo dia em que o irmão também ganhou as manchetes como novo chefe de gabinete.
Ativistas protestam contra nomeações
Artistas e personalidades culturais do Recife organizam protesto para a próxima quarta-feira (24) contra a nomeação de filhos do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014, a cargos na prefeitura e governo do estado.
“Queremos questionar qual é o argumento para que eles sejam nomeados. Eduardo não pregou tanto a nova política? Isso não é nova política”, provoca a dançarina Bella Maia. A passeata sai ás 15h da Rua da Aurora e segue até a prefeitura, no Bairro do Recife, e o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, em Santo Antônio.
Em Pernambuco, diz-se que para acessar diretamente o poder, hoje, basta ser um Campos.