Campeão mundial de boxe em diversas categorias e considerado um dos melhores pugilistas de sua geração, Manny Pacquiao causa polêmica ao afirmar que gays "são piores que animais". Depois da repercussão internacional e de ser criticado por personalidades, lutador pediu desculpas
Manny Pacquiao causou furor nas manchetes internacionais com uma declaração polêmica. Em um vídeo postado por uma TV das Filipinas, o pugilista, que disputa uma vaga no senado de seu país, afirmou que “gays são piores que animais”.
“É o senso comum. Você vê animais se relacionando com outros do mesmo sexo. Animais são melhores porque conseguem distinguir masculino e feminino. Se homens saem com homens e mulheres saem com mulheres, eles são piores que animais” disse o pugilista.
A declaração causou revolta em seu país. Vice Ganda, um dos comediantes mais populares das Filipinas e assumidamente homossexual, usou as redes sociais para criticar Pacquiao.
“Algumas pessoas acham que podem julgar os outros como Deus apenas porque vão a encontros religiosos e leem a Bíblia. O senado precisa de especialistas em políticas e leis, não profetas cegos”, declarou o comediante.
Aiza Seguerra, cantora popular no país e recém-casada com uma atriz local, também atacou o pugilista, o chamando de “ignorante e hipócrita”.
“Você pode ter dado orgulho ao nosso país, mas, com sua declaração, apenas mostrou para toda a nação por que não deveríamos votar em você”, disse a cantora.
Desculpas
Diante da polêmica, Pacquiao voltou às redes sociais para tentar se justificar.
“Eu pelo desculpas por machucar pessoas ao comparar homossexuais a animais. Por favor, peço perdão por aqueles a quem machuquei. Eu vou continuar com a minha crença de que sou contra casamentos entre pessoas do mesmo sexo por conta do que a Bíblia diz, mas eu não estou condenando os LGBT. Eu amo todos vocês com o amor do Senhor. Que Deus abençoe a todos e estou rezando por vocês” disse, em vídeo publicado em seu Facebook.
Mayweather
Questionado pelo site TMZ sobre a declaração de Paquiao, o pugilista Floyd Mayweather evitou o ataque direto ao filipino, mas rebateu as declarações polêmicas.
“Eu acho que as pessoas deveriam viver suas vidas do jeito que elas querem. Eu não tenho nada contra ninguém. Cada um na sua”, afirmou Mayweather.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook