Artistas convocam para ato em defesa da democracia e contra o golpe
Caetano Veloso, Emicida, Chico César, Criolo, Otto, Elza Soares, Geraldo Azevedo, Yamandu Costa, Mart'nália entre outros artistas gravam vídeo convocando a população para defender a democracia e dizer não ao golpe neste dia 31 de março
Artistas e intelectuais contrários ao impeachment estiveram hoje no Palácio do Planalto para um ato em defesa da democracia. Manifestações contra o golpe estão marcadas para esta quinta-feira (31) em todo o Brasil.
Entre os participantes, figuram o escritor Fernando Morais, os atores Antônio Pitanga, Osmar Prado e Sérgio Mamberti.
“Estou aqui hoje porque sou brasileiro. Não sou petista, mas acho que o que está em jogo aqui hoje é algo maior do que o PT, o Lula [ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva] e a Dilma Rousseff. Está em jogo a democracia, o risco de a gente ser submetido a um golpe de Estado. Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe de Estado. E estou aqui também para defender um projeto de nação que tirou 40 milhões da pobreza, que levou luz para milhões de pessoas nas regiões mais pobres do Brasil. A elite brasileira e a direita brasileira não conseguem conviver com isso”, disse o escritor Fernando Morais.
A atriz Letícia Sabatella disse que estão tentando tomar o poder na marra. “Criaram um clima de ódio, de irmão contra o irmão”, disse durante seu discurso. Letícia fez questão de dizer que não tem partido, e classificou as manobras pelo impeachment como um plano “maquiavélico”. Para ela, o tentam tirar Dilma do poder por seus acertos, e não pelos erros. “Conheci o Congresso, o Senado, e sei o quanto há de boicote contra a transformação social do Brasil. A gente tem que andar para a frente, não para trás“.
Um dos mais conceituados diretores de teatro do país, Aderbal Freire Filho fez um duro discurso contra o que considera “manipulação dos fatos pela grande imprensa”. “Não sou editorialista, mas sei o que é farsa. Farsa é exatamente o contrário, quando personagens ridículos, fanfarrões, enterrados até o pescoço em corrupção, herdeiros de uma tradição política antiga de conveniência, escândalos nunca apurados, são usados e usam a imprensa, que usa estes personagens para escrever a farsa do impeachment.”
Mais cedo, Caetano Veloso, Emicida, Chico César, Criolo, Otto, Elza Soares, Geraldo Azevedo, Yamandu Costa, Mart’nália, entre outros músicos gravaram uma mensagem em defesa da democracia e contra o golpe. Assista:
Vídeo (2):
Artistas pela democracia <3#BrasilContraOGolpe
Publicado por Mídia Ninja em Quinta, 31 de março de 2016
–
O ator Osmar Prado também comentou a tentativa de golpe em curso no Brasil:
“Querem tirar uma presidente que não cometeu nenhum crime de responsabilidade. De que valeu o meu voto? De que valeu o seu voto? E o voto de 54 milhões de brasileiros?”, questionou.
Vídeo:
Osmar Prado: de que valeu meu voto? #BrasilContraOGolpe pic.twitter.com/SCUO8E8Twx
— Enio Verri (@enioverri) 31 de março de 2016