Ranking das 10 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta leva em consideração fatores como a infraestrutura, a segurança para os ciclistas, e a aceitação social e política da prática
Todos os anos, a Copenhagenize Design Company, uma empresa de consultoria e comunicação especializada na promoção do uso da bicicleta elabora um ranking das melhores cidades para ciclistas do mundo, analisando fatores como a infraestrutura, a segurança para os ciclistas, e a aceitação social e política da prática.
Confira as 10 cidades melhor ranqueadas de acordo com a Copenhagenize:
1ª Copenhague – Dinamarca
Copenhague foi eleita a melhor cidade para andar de bicicleta no mundo. Ali, pedalar é até mais fácil do que usar carro. A cidade também investe constantemente em sua extensa infraestrutura
2ª Amsterdã – Holanda
A Holanda possui atualmente mais bicicletas do que habitantes, mas isso não foi suficiente para manter Amsterdã na primeira posição da lista da Copenhagenize. A razão apontada pelo ranking é a falta de modernização e inovação na grande infraestrutura destinada aos ciclistas da cidade.
3ª Utrecht – Holanda
Utrecht é um dos melhores destinos para amantes do ciclismo e da tranquilidade. Atualmente, está em construção na cidade o maior bicicletário do mundo, com capacidade para 12.500 bicicletas. No entanto, por se tratar de uma cidade pequena, suas ruas não são ideais para passeios de longas distâncias.
4ª Estrasburgo – França
Estrasburgo tem mais de 500 quilômetros de ciclovias em sua área metropolitana e um sistema de compartilhamento de bicicleta que oferece aluguel de bicicleta a curto e longo prazo.
5ª Eindhoven – Holanda
Assim como muitas outras cidades na Holanda, Eindhoven tem uma ampla estrutura que facilita o uso das bicicletas, além de uma rotatória suspensa, acima de pistas para carros, destinada exclusivamente aos ciclistas, chamada Hovenring.
6ª Malmö – Suécia
A cidade conseguiu subir do nono lugar no ano passado para o sexto lugar da lista nesse ano após construir um novo bicicletário, melhorar a infraestrutura de suas ciclovias e iniciar uma campanha para reduzir o uso dos carros por seus cidadãos.
7ª Nantes – França
Nantes tem uma avenida principal onde é proibida a circulação de carros e uma desenvolvida infraestrutura para o ciclismo. Mas a bicicleta nem sempre é o meio de transporte mais fácil para se locomover na cidade, por isso Nantes não está no topo da lista da Copenhagenize.
8ª Bordeaux – França
Bordeaux investiu pesado na infraestrutura para os ciclistas da cidade, e lançou inclusive um sistema de uso coletivo das bicicletas, chamado VCub. Ao investir em linhas de trem, o governo local também conseguiu reduzir o trânsito de carros, tornando as ruas da cidade mais acessíveis aos ciclistas.
9ª Antuérpia – Bélgica
A Antuérpia tem bicicletários de primeira linha, especialmente nas estações de trem da cidade e um forte sistema de aluguel e uso coletivo das bicicletas. Mas, de acordo com a Copenhagenize, seu governo parece estar indo na contra mão de todo o resto do mundo: os políticos estão tentando encontrar formas de levar mais carros para as ruas do centro da cidade.
10ª Sevilha – Espanha
Sevilha é a melhor cidade para andar de bicicleta na Espanha, e conseguiu aumentar consideravelmente o número de ciclistas andando por suas ruas. A Copenhagenize critica o governo da cidade por não investir tudo que pode para melhorar a estrutura física de suas ciclovias. Mas, comparada ao resto da Espanha, Sevilha é um paraíso: em todo o país, apenas 1,6% dos moradores usam a bicicleta como seu principal modo de transporte.
Leia também:
Como a Alemanha mudou sua visão sobre as ciclovias
Os incontáveis benefícios das ciclovias
88% aprovam mais ciclovias em São Paulo, diz pesquisa
Brasil Post
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook