Homem que passou 44 anos na prisão tenta se reintegrar à sociedade, mas se espanta com mundo atual (vídeo)
Otis Johnson, 69, foi solto recentemente após ficar 44 anos preso nos Estados Unidos. Convenhamos, muita coisa mudou de 1970 para 2014, quando o cidadão americano foi solto.
Em um vídeo (assista abaixo) que se tornou viral na internet, Johnson visita a Times Square, famoso ponto turístico de Nova York, a pedido da rede de televisão Al Jazeera. Johnson relata seu espanto com as novas tecnologias do mundo moderno:
O homem fica impressionado e confuso com uma infinidade de coisas banais: de pessoas usando fones de ouvido (que ele compara com agentes da CIA) a novidades no supermercado como bebidas coloridas (lembrou de um certo energético?).
“As pessoas nem olham mais para onde estão indo. Elas apenas caminham enquanto usam o telefone. E isso é incrível para mim”, disse Johnson em determinado momento do vídeo, quando comenta sobre a relação entre as pessoas e celulares.
Andar de metrô é outra coisa que chama a atenção do homem. “Prefiro o ônibus. A vista é melhor e o espaço é maior. São menos pessoas”.
Mesmo o simples ato de ir até o mercado parece bagunçar a cabeça de Johnson. “Eu provo muitas coisas diferentes. Vocês têm comidas loucas agora e eu as quero provar”, disse.
Sobre o processo de adaptação e o passado na cadeia, Johnson disse: “Todas as coisas acontecem por uma razão, eu acredito. Apenas lido com o futuro, não mais com o passado”.
A razão pela qual Otis ficou detido por tanto tempo foi uma tentativa de homicídio contra um policial, quando tinha 25 anos.
Atualmente, Johnson tenta se acostumar com a vida fora da cadeia – e com as modernidades que transformam o mundo de maneira cada vez mais rápida.
Além do relato sobre as novidades tecnológicas, Otis ainda relatou sua felicidade por estar livre.
Momentos banais como simplesmente tomar sol e meditar à noite no parque são valorizados por Johnson, que diz não ter família ou amigos.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook