Movimentos sociais, artistas e intelectuais convocam manifestações em defesa de Lula, Dilma, dos direitos dos trabalhadores e contra o golpe. Em São Paulo, a concentração está marcada para as 16h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista
A Frente Brasil Popular, que reúne mais de 60 entidades da sociedade civil, entre movimentos sociais e sindical organiza hoje (18) manifestações públicas em algumas das principais cidades do país, em defesa da democracia, da legalidade e contra o golpe que pretende interromper o mandato da presidenta Dilma Rousseff.
Em São Paulo, o ato deve ter a presença do ex-presidente Lula. Também estão confirmadas as participações de intelectuais, representantes da classe artística e políticos.
“O ato é uma resposta aos ataques conservadores, articulados pelos grandes meios de comunicação, grandes empresas e seus representantes nos poderes Legislativo e Judiciário. São setores que querem retroceder qualquer avanço mínimo conquistado pelas e pelos trabalhadores deste”, diz a Frente Brasil Popular, em nota.
Em São Paulo, a concentração está marcada para as 16h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.
O teólogo Leonardo Boff diz que o dia de hoje é decisivo para a defesa da democracia e “impedir que aqueles que são contra o povo voltem ao poder, privatizem os bens do Estado e deem um golpe”.
O jornalista esportivo José Trajano pede que as diferenças partidárias sejam deixadas de lado e denuncia: “Há um golpe em marcha, um golpe da direita. Eu, que venho de longe, já vivi situação semelhante, mas menos pior do que estamos vivendo no momento. Em favor da democracia, nós temos que nos unir e lutar, juntos.”
A cantora Beth Carvalho, que deve participar do ato da Frente no Rio de Janeiro, convoca a todos por um “canto da democracia, contra o golpe, contra o impeachment”. A cineasta paulista Tata Amaral diz que “a gente está vendo uma mudança muito bonita na cultura, no imaginário e na produção de nós brasileiros” e que não é mais possível manter privilégios só para alguns. “É por isso que a gente vai para as ruas, para defender essa mudança”, diz ela, que pede ainda mais inclusão e garantias de direitos.
O músico pernambucano Lirinha, ex-líder do grupo Cordel do Fogo Encantado, aponta “uma vereda de injustiça, baseada em devolver o poder para grupos que sempre se opuseram à força desta Nação” e que, por isso, também vai às ruas. “Por amor ao país, vamos seguir em frente contra esse golpe das altas torres nas coberturas do nosso Brasil”.
Convocação de artistas:
#TodosPelaDemocraciaA imprensa e o judiciário não podem atuar como partido político.O que está em jogo é algo muito mais importante do que quem ocupará a Presidência da República. O que está em jogo é a própria democracia, a estabilidade do país e todas as instituições do Estado. #GolpeNuncaMais #TodosPelaDemocracia #JuntosPeloBrasil #MaisAmorMenosGolpeDia 18 vamos para rua pela democracia. Confirme sua presença no evento: http://on.fb.me/1RdmScE
Publicado por TV Poeira em Quarta, 16 de março de 2016
–
Dia 18 Todos na Rua Pela Democracia
Bora compartilhar amplamente!! Vamos tomar as Ruas!!Confirme sua presença no evento http://on.fb.me/1RdmScE#TodosPelaDemocracia #NãoVaiTerGolpe
Publicado por TV Poeira em Quinta, 17 de março de 2016
–
Confira a agenda de mobilizações que ocorrem hoje pelo país:
São Paulo, a partir das 16h, no vão Livre do Masp, Avenida Paulista (São Paulo) (https://www.facebook.com/events/909827309124576/)
Rio Branco, a partir de 18h: ato em frente ao palácio;
Maceió: ato na Praça do Centenário;
Macapá: 16h, Praça Veiga Cabral (ao lado do Teatro das Bacabeiras);
Salvador: 15h: ato Campo Grande – Castro Alves, todas as centrais, movimentos sociais e populares);
Vitória da Conquista (Bahia): 16h na praça Sá Barreto;
Fortaleza: vigília permanente na sede do PT, com ocupação de espaços nas rádios e nas redes sociais; concentração às 14h na praça da Bandeira;
Distrito Federal: às 18h, ato no Museu da República (https://www.facebook.com/events/928230657290812/)
Vitória: às 18h, em frente à Rede Gazeta;
Goiânia: às 18h, na praça Universitária;
São Luís: às 15h, na praça Deodoro;
Cuiabá: às 10h, na praça Alencastro;
Campo Grande: às 16h, na avenida Afonso Pena;
Belo Horizonte: às 16h, na praça Afonso Arinos;
Juiz de Fora (MG): às 17h30, na praça da Estação;
Belém: às 17h, na praça da República;
João Pessoa: às 14h, no Lyceu Paraibano;
Curitiba: café da manhã na frente da Justiça Federal, e às 18h, ato na praça Santos Andrade (https://www.facebook.com/events/246412339026908/);
Recife: às 15h, na praça Derby;
Teresina: às 16h, na praça Pedro II;
Rio de Janeiro: às 15h, ato Cultural na praça XV com vários Artistas (https://www.facebook.com/events/1024469247618545/);
Natal: às 15h, ato na Midway;
Mossoró (RN): às 15h, ato em frente à Igreja São Manoel;
Porto Alegre: às 17h, ato na Esquina Democrática;
Porto Velho: às 15h, na rua Gonçalves Dias, 110, centro, na Seeb – Bancários (https://www.facebook.com/events/658981287576695/)
Ji-Paraná (Rondônia): às 15h, na praça Matriz;
Florianópolis: às 16h, no Ticen, centro;
Aracaju: às 15h, na praça General Valadão
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook