Hillary Clinton e Donald Trump vencem prévias e se aproximam da disputa pela Casa Branca. Veja quantos delegados cada pré-candidato já acumulou e o que falta para a definição
A pré-candidata do Partido Democrata Hillary Clinton avançou na disputa à indicação para concorrer nas eleições presidenciais dos Estados Unidos ao conquistar quatro dos cinco estados em disputa nesta terça-feira (26/04). Já o empresário Donald Trump venceu as cinco prévias do Partido Republicano e aumentou as chances de ser o indicado para o pleito em novembro.
Hillary venceu as primárias de quatro (Connecticut, Delaware, Maryland e Pensilvânia) dos cinco estados que foram às urnas, enquanto o senador de Vermont Bernie Sanders ganhou em Rhode Island.
Em seu discurso, a ex-secretária de Estado prometeu “unificar” o Partido Democrata para vencer as eleições de novembro.
“Temos que ser sonhadores e também executores“, disse a pré-candidata.
Hillary precisa de 2.383 delegados para ficar com a indicação e até agora conta com 1.640, contra os 1.331 de Sanders, números que não incluem os chamados “superdelegados“, funcionários do partido que também podem votar na convenção e mudar de ideia sobre quem irão eleger.
Apesar de ser praticamente impossível para Sanders alcançar o número necessário de delegados, o senador afirmou que continuará em campanha até o final do processo de primárias e que participará da convenção do partido em julho.
Republicanos
Na disputa do Partido Republicano, o empresário e pré-candidato Donald Trump venceu as cinco eleições primárias da legenda realizadas nesta terça-feira, uma ampla vitória sobre seus rivais John Kasich, governador de Ohio, e Ted Cruz, senador pelo Texas.
Com os triunfos nos estados de Delaware, Pensilvânia, Maryland, Rhode Island e Connecticut, Trump amplia suas chances de ser o indicado a disputar as eleições de novembro.
“Para mim, isso já acabou“, afirmou Trump em mensagem a seus seguidores e em uma entrevista coletiva posterior que ofereceu em Nova York, pouco depois de saber os resultados das votações.
O empresário levou a maioria dos 118 delegados em jogo nos cinco estados e possui agora 949. Para ser indicado, o candidato deve alcançar 1.237 delegados.
Para conter o avanço de Trump, Cruz e Kasich anunciaram no domingo (24/04) uma aliança para tentar evitar que o empresário obtenha os delegados necessários para garantir a indicação republicana.
Efe e Opera Mundi
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook