Roger Moreira insinua que vítimas da ciclovia no Rio de Janeiro são culpadas pela tragédia. Comentário do líder do Ultraje a Rigor desencadeou uma série de críticas e respostas espirituosas
A tragédia da ciclovia Tim Maia, Rio de Janeiro provocou a indignação de muitos brasileiros no último dia 21 de abril. Duas pessoas morreram e três ficaram feridas no desabamento que ocorreu em São Conrado. A obra foi inaugurada há três meses.
A despeito da indignação da maioria, alguns internautas usaram as redes sociais para levantar questões esquisitas sobre o acidente trágico. Roger Moreira, vocalista e líder da banda Ultraje a Rigor, publicou em sua conta oficial no Twitter um questionamento que desencadeou uma série de críticas. “Não quero culpar ou desculpar ninguém, mas os próprios ciclistas não viram a ressaca?”, questionou.
A princípio, alguns internautas imaginaram que Roger estava sendo irônico e o questionaram sobre a declaração, mas o músico reforçou o que havia dito. Em seguida, a frase “não quero culpar ou desculpar ninguém” foi utilizada como base para diversos comentários espirituosos.
Frases como “Eu não quero culpar ou desculpar ninguém, mas será que os passageiros do Titanic não viram o iceberg?”, “Não quero culpar ou desculpar ninguém, mas os iraquianos mortos na guerra do Iraque já não sabiam que ia ter guerra lá?” , “nao quero culpar ou desculpar ninguém, mas os negros não perceberam que iriam ser escravizados?” e “Não quero culpar ou desculpar ninguém, mas a zaga do Brasil não viu a Alemanha vindo pra cima?” são alguns dos exemplos.
Futuro da ciclovia Tim Maia
A Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, não tem previsão para ser reaberta aos pedestres e ciclistas. A Polícia Civil do Rio abriu inquérito por homicídio culposo (sem intenção de matar).
Na próxima semana, serão convocados para prestar depoimento os responsáveis pelo projeto, execução da obra e também fiscalização. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) também abriu investigação para apurar as responsabilidades dos engenheiros na obra.
Dois vídeos mostram o momento exato em que uma forte onda derruba o trecho de 26 metros da ciclovia. Um deles foi gravado pela câmera de segurança de um ônibus; o outro, por um cinegrafista amador. Assista abaixo:
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook