Redação Pragmatismo
Corrupção 05/Mai/2016 às 10:38 COMENTÁRIOS
Corrupção

Eduardo Cunha vai recorrer da suspensão do seu mandato

Publicado em 05 Mai, 2016 às 10h38

Eduardo Cunha vai recorrer contra suspensão do mandato. Defesa do peemedebista prepara recurso ao Plenário do STF contestando a competência do Judiciário para afastar do mandato um deputado eleito pelo voto popular. Confira a íntegra da decisão que o afastou da Câmara

eduardo cunha mandato cassado

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai recorrer ao Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Teori Zavascki de afastá-lo do mandato de deputado federal.

A assessoria jurídica de Cunha pretende questionar a competência de um ministro do Supremo para suspender o mandato de um parlamentar.

A tese levantada pela defesa do peemedebista é de que a prerrogativa de afastar um deputado ou senador do exercício de suas funções pertence ao Legislativo, e não ao Judiciário. Na avaliação inicial dos advogados de Cunha, nem mesmo o Plenário do Supremo tem competência para tomar a decisão tomada por Teori.

Confira aqui a íntegra do despacho do ministro Teori Zavascki

Relator dos processos da Operação Lava Jato, o ministro concedeu liminar em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República, que listou 11 situações de uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”.

Escândalos

Citado em diversos escândalos de corrupção e beneficiário de várias contas no exterior, Cunha foi o principal responsável pelo golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff, que coloca em risco a democracia brasileira.

Sé em uma das denúncias, Eduardo Cunha foi acusado de receber R$ 52 milhões da Carioca Engenharia. Na delação premiada do senador Delcídio Amaral, ele foi apontado como “menino de recados” do banqueiro André Esteves.

Confira aqui a íntegra do despacho do ministro Teori Zavascki

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS