Algumas horas após o Ibope divulgar o seu mais recente levantamento, o Datafolha também revelou seus novos números sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo. Veja abaixo o resultado
Assim como a pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira (26), o Datafolha também aponta crescimento do candidato João Doria Jr. (PSDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo.
De acordo com o instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo, o tucano está na liderança com 30% de intenções de voto. Em segundo lugar nas simulações de primeiro turno, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) aparece com 22%.
Marta Suplicy (PMDB) caiu cinco pontos percentuais e registra agora 15%. Com a queda, Marta agora está tecnicamente empatada com o prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, que passou de 10% para 11%. No Ibope divulgado ontem, o petista também apresentou tendência de crescimento.
Luiza Erundina (PSOL) se manteve com 5%. Major Olímpio (SD) e Levy Fidelix (PRTB) registraram 1%. Ricardo Young (Rede), João Bico (PSDC), Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não atingiram 1%. Votos brancos e nulos somam 12% e 4% dos eleitores não opinaram.
O Datafolha revelou que o crescimento do candidato do PSDB aconteceu no eleitorado menos escolarizado. De 13% da preferência registrada na semana passada, está com 23%.
Pesquisa estimulada (votos totais):
.: João Doria (PSDB): 30%
.: Celso Russomanno (PRB): 22%
.: Marta (PMDB): 15%
.: Fernando Haddad (PT): 11%
.: Luiza Erundina (PSOL): 5%
.: Major Olimpio (SD): 1%
.: Levy Fidelix (PRTB): 1%
.: João Bico (PSDC): 0%
.: Ricardo Young (REDE): 0%
.: Altino (PSTU): 0%
.: Henrique Áreas (PCO): 0%
Branco/nulo: 12%
Não sabe: 4%
Votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos:
.: João Doria (PSDB): 35%
.: Celso Russomanno (PRB): 26%
.: Marta (PMDB): 17%
.: Fernando Haddad (PT): 13%
.: Luiza Erundina (PSOL): 6%
Segundo turno
Afilhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Doria vence todas as simulações de segundo turno. Contra Russomanno, ele ficaria com 42%, ante 37% do candidato do PRB. Se disputasse com Marta, o tucano teria 45% e ela, 36%.
Rejeição
Haddad tem a maior rejeição, de 43%. Em agosto, 49% diziam não cogitar votar no petista. Marta é descartada por 32%, Russomanno por 30% e Erundina, 28%. Doria é rejeitado por 17%.
O Datafolha ouviu 1.260 eleitores da cidade de São Paulo no dia 26 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo SP-05632/2016.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook