Ibope divulga nova pesquisa para prefeito no Rio de Janeiro
Marcelo Crivella (PRB) cai 5 pontos mas continua a frente de Marcelo Freixo (PSOL) na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. Número de brancos e nulos impressiona. Confira o resultado da mais recente pesquisa Ibope
Marcelo Crivella (PRB) tem 46% das intenções de voto, enquanto o deputado Marcelo Freixo (PSOL) registrou 29%, diz o Ibope em nova pesquisa para prefeito do Rio de Janeiro divulga na noite desta quinta-feira (20).
Na última pesquisa divulgada pelo Ibope no dia 10 de outubro, Crivella aparecia com 51% das intenções de votos, uma queda de cinco pontos percentuais. Já Freixo, que tinha 25% das intenções de voto, subiu quatro pontos percentuais.
Segundo a pesquisa, 21% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo. Outros 4% afirmaram não saber em quem votar.
Considerando apenas as intenções de votos válidos, que excluem brancos e nulos, Crivella tem 61%, contra 39% de Freixo.
O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 14 e 20 de outubro. A margem de erros é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RJ-00407/2016.
Para onde vão os votos do 1º turno
O Ibope também perguntou como vão votar no segundo turno os eleitores que, no primeiro turno, optaram por outros candidatos.
Entre os eleitores que votaram em Pedro Paulo (PMDB), 39% pretendem votar em Crivella, e 32%, em Freixo. Votariam em branco ou anulariam 23%, e 6% estão indecisos.
Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC), 69% dizem que vão votar em Crivella e 10% em Freixo. Brancos e nulos somam 20%; indecisos, 4%.
Entre os eleitores de Indio da Costa (PSD), 33% vão votar em Crivella e 44%, em Freixo. Brancos e nulos somam 19%; indecisos, 4%.
Já entre os que disseram que, no primeiro turno, votaram em branco ou anularam o voto, 28% dizem que, no segundo turno, vão votar em Crivella, e 22%, em Marcelo Freixo. Outros 44% dizem que pretendem votar em branco ou anular novamente, e 6% estão indecisos.