Levantamento do 'Reclame Aqui' revela quais são as 10 empresas que mais receberam reclamações na Black Friday de 2016 até agora, seja por fraudes ou por problemas na megapromoção
O site ‘Reclame Aqui’ disponibilizou o ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações na Black Friday de 2016 até agora (veja abaixo). Apesar de inúmeros problemas, o levantamento revela que, neste ano, as queixas diminuíram 30% em relação a 2015.
A pesquisa revela, porém, que a queda nas reclamações não está obrigatoriamente ligada ao avanço do serviço ou a melhores promoções. Ela pode significar também que há menos procura dos consumidores em 2016 — ano em que o país vive uma intensa crise econômica e aumento do desemprego.
“O brasileiro continua desinteressado pelas ofertas. Os sites oferecem uma média de 26% de desconto e não os 50% ou 60% que todos esperam numa Black Friday”, afirmou o presidente do ‘Reclame Aqui’.
Quem lidera a lista de reclamações neste ano, com folga, até às 17h26 desta sexta-feira (25/11) é o site KaBum!, com 448 queixas. Em seguida aparece a Americanas, com 165. Depois vêm Submarino (95) e Netshoes (89).
As reclamações vão desde instabilidades dos sites para finalizar a compra até a conhecida “maquiagem nos preços”, na qual as empresas inflacionam os valores dias antes e, na Black Friday, diminuem, fazendo parecer uma grande promoção.
Confira abaixo a lista das empresas campeãs de reclamações na Black Friday:
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook