Hillary Clinton aparece com vantagem sobre Donald Trump na nova pesquisa New York Times/CBS para a eleição presidencial nos EUA. Na última semana, pesquisa Washington Post/ABC colocou o republicano na frente da disputa. Confira os números
A candidata democrata Hillary Clinton mantém uma pequena vantagem sobre o adversário republicano Donald Trump na nova pesquisa para presidente dos Estados Unidos divulgada pelo New York Times/CBS. A votação ocorrerá no próximo dia 8 de novembro.
No levantamento, Hillary Clinton aparece com 45% de intenção de votos contra 42% para Donald Trump. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa com 1.333 eleitores registrados foi realizada entre 28 de outubro e 1º de novembro.
A última pesquisa do The New York Times/CBS, divulgada em 19 de outubro, colocava a democrata à frente com 9 pontos, com 47% contra 38% para Trump. Na última semana, pesquisa do Washington Post/ABC deu 1 ponto de vantagem para o republicano.
Mais de 22 milhões de americanos já votaram e cerca de um em cada cinco eleitores que participaram da pesquisa disse que já havia votado.
Na última sexta-feira (28), quando o diretor do FBI, James B. Comey, enviou uma carta ao Congresso sobre uma nova investigação sobre e-mails de Hillary Clinton.
A pesquisa New York Times/CBS começou poucas horas depois da carta de Comey se tornar pública. Muitos dos eleitores entrevistados disseram que tinham ouvido sobre o desenvolvimento do caso.
Um número ainda maior de eleitores disse que estavam cientes das acusações sobre assédio sexual que Donald Trump recebeu de várias mulheres.
Segundo a pesquisa, cerca de seis em cada dez entrevistados disseram que as revelações sobre cada candidato não influenciariam no voto. No entanto, as revelações sobre Trump poderiam ter efeito mais negativo do que as questões envolvendo Hillary Clinton.
Quatro em cada dez eleitores disseram que o comportamento de Trump em relação às mulheres faz com que os entrevistados tenham menos interesse em apoiá-lo. Um em cada três entrevistados disseram que as investigações do FBI sobre a candidata democrata fazem com tenham o mesmo efeito nos entrevistados.
A pesquisa mostra que Clinton tem forte apoio de negros, mulheres e brancos com nível universitário e jovens eleitores. Trump possui grande apoio de eleitores homens, brancos sem nível universitário, brancos evangélicos, católicos e eleitores mais velhos.
Menos de um eleitor entre dez disse que poderia mudar seu voto até terça-feira. Um total de 92% dos eleitores diz já ter decidido em quem votarão.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook