Política

Após ser salvo no STF, Renan Calheiros acelera votação da PEC 55

Share

Depois de ser salvo no STF num acordo que envolveu judiciário, legislativo e executivo, Renan Calheiros (PMDB) acelera trabalhos e PEC do Teto já está pronta para ser votada

Renan Calheiros, Presidente do Senado Federal do Brasil (reprodução)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), atuou fortemente nesta quinta-feira para garantir as condições para votação, na próxima terça-feira, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui teto para os gastos da União. Normalmente um dia de pouca atividade legislativa, Renan chamou para esta quinta nada menos que três sessões ex

Normalmente um dia de pouca atividade legislativa, Renan chamou para esta quinta nada menos que três sessões extraordinárias para contagem de prazos da PEC. Com isso, cumpriu o número de sessões exigidas para que a proposta vá à votação em definitivo.

A primeira sessão ocorreu pela manhã e Renan, na linguagem parlamentar, “tratorou” a oposição, não permitindo sequer discursos sobre a proposição. A segunda e a terceira sessões ocorreram no período da tarde.

Saiba mais:
Plenário do STF decide se mantém Renan Calheiros
O afastamento de Renan Calheiros e as bombas da igreja no Rio de Janeiro
Otávio Mesquita chama Renan de ‘rato’, sugere agressão física e depois volta atrás
A guerra de egos por trás do afastamento de Renan Calheiros
Gilmar Mendes ataca Marco Aurélio Mello e defende Renan

Durante a primeira sessão, o presidente do Senado rejeitou recurso da oposição para que a PEC só fosse apreciada em sessões ordinárias, o que atrasaria o cronograma. A oposição recorreu, o recurso foi votado pelo plenário e Renan obteve nova vitória: 48 a 12. Na ocasião, Renan chegou a bater boca com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

OBSERVAÇÃO: Fernando Rodrigues, do UOL, revelou detalhes da negociata entre os três poderes para salvar Renan Calheiros. Veja aqui.

Leia também:

O não-debate sobre a PEC 241
A irracionalidade da PEC 55 (antiga 241)
PEC 241 agrava desigualdade social brasileira
A PEC 241 é uma tragédia política e jurídica
A PEC 241 e os modelos de Estado em disputa
Professora de Economia da USP lista 10 perguntas e respostas sobre a PEC 241

Vandson Lima e Fabio Murakawa, Valor

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook