Enquanto um refugiado africano lutava para sobreviver após cair no Canal Grande, em Veneza, turistas filmavam a cena e vibravam, desejando sua morte: “Deixe ele morrer!”; “Vá em frente, volte para casa!”
Redação
Um vídeo (assista abaixo) publicado nas redes sociais mostra um jovem lutando para não se afogar no Canal Grande, em Veneza, Itália, enquanto turistas que filmavam e acompanhavam o afogamento debochavam da cena.
As imagens levaram as autoridades italianas a investigar o incidente, que ocorreu no último domingo (22).
Gritos são registrados no vídeo. Um dos rapazes que está próximo à filmagem diz: “É um estúpido, ele tem que morrer”, enquanto outro ordena: “Volta pra casa!”.
O vídeo ainda capta algumas embarcações que passam muito próximas ao jovem e atiram o que parecem ser boias para tentar salvá-lo. Ninguém pulou na água.
De acordo com Dino Basso, diretor local da associação italiana de salva vidas, a vida do refugiado poderia ter sido salva. “Não quero culpar ninguém mas talvez poderia ter sido feito algo a mais para o salvar”, afirmou.
Os jornais locais identificaram o jovem: trata-se de Pateh Sabaly, 22, um refugiado da Gâmbia que tinha chegado à Itália de barco há dois anos e, desde então, portava papéis para viver legalmente na Itália.
Apesar das três boias lançadas para tirá-lo da água, o jovem acabou falecendo.
Um motorista de táxi disse à mídia local: “É desesperador. Eu não conheço a história desse rapaz. Disseram que é um africano. Quem sabe pelo que ele já passou? Por quantos oceanos e desertos já cruzou? E ele veio morrer na cidade mais bonita do mundo”.
VÍDEO:
com informações da mídia internacional e do jornal The Guardian
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook