FHC visitou Lula nesta quinta-feira para expressar condolências pela morte de Marisa Letícia. Em 2008, quando faleceu Ruth Cardoso, Lula era presidente e foi ao velório abraçar o adversário político, além de decretar luto oficial de três dias no Brasil. Michel Temer ainda não se pronunciou
Lula recebeu a visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta quinta-feira (2). O tucano expressou condolências pela morte da ex-primeira dama Marisa Letícia.
A informação foi confirmada pela assessoria do Instituto FHC e por fontes ligadas ao Partido dos Trabalhadores.
Em 2008, então em seu segundo mandato, Lula decretou luto oficial de três dias pela morte da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente FHC.
À época, Lula modificou a agenda oficial para abraçar pessoalmente FHC no velório de Ruth, que morreu aos 77 anos em decorrência de problemas cardíacos. Devido ao luto oficial, o Congresso Nacional suspendeu todas as suas atividades durante aquela semana.
Até agora, o atual presidente Michel Temer não se manifestou oficialmente sobre a morte de Marisa Letícia.
Minuto de silêncio
O plenário da Câmara dos Deputados, que em razão da eleição para a Presidência da Casa estava hoje lotado, decretou um minuto de silêncio em solidariedade à família de Lula na manhã desta quinta-feira (2) após ser anunciado o falecimento de Marisa.
Uma moção de condolências da Câmara será encaminhada à família de Lula.
O presidente reeleito da Câmara, Rodrigo Maia, contou ter tentado entrar em contato com Lula, mas que não havia conseguido contatá-lo. “Dona Marisa tinha um simbolismo muito grande ao lado do presidente Lula”, disse.
PSOL e PSDB
A bancada do PSDB na Câmara e a Executiva Nacional do PSOL divulgaram nota.
“A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da ex-primeira-dama Marisa Letícia e presta sua solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus filhos, netos e amigos pela perda irreparável”, disse a nota divulgada pelos tucanos.
Já o PSOL desejou em nota assinada por sua Executiva Nacional “força e conforto” a Lula.
“O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta seu pesar pelo falecimento da ex-primeira dama, Marisa Letícia, ocorrido na manhã desta quinta-feira (02/02), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Expressamos nossas condolências ao ex-presidente Lula e demais familiares de Marisa Letícia e desejamos força e conforto neste momento de sofrimento”, disse a nota.
VEJA TAMBÉM: Manifestações de ódio se espalham na internet após morte de Marisa Letícia
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook