Redação Pragmatismo
Direitos Humanos 27/Mar/2017 às 08:00 COMENTÁRIOS
Direitos Humanos

Como Brasil, Estados Unidos e Cuba sustentaram a escravidão "na era da liberdade"

Publicado em 27 Mar, 2017 às 08h00

Tese do doutor Tâmis Peixoto Parron, uma das melhores defendidas em 2016 na USP, revela como Brasil, Estados Unidos e Cuba usaram laços comerciais para sustentar a política escravocrata, apesar de o século XIX ser marcado pela aspiração à liberdade

sustentaram a escravidão brasil eua cuba liberdade negros racismo mercado
Imagem: Pragmatismo Político

Silvana Salles, Ciências USP

Esta série de quatro vídeos do Ciência USP resume uma das melhores teses da USP defendidas em 2016: a do doutor Tâmis Peixoto Parron, chamada “A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846”. A tese mostra que esses países usaram laços comerciais para sustentar a política escravocrata, apesar de o século XIX ser marcado pela aspiração à liberdade.

A divergência entre escravocratas e abolicionistas levou os Estados Unidos à Guerra da Secessão. A crise do Missouri, sobre se a região seria ou não escravocrata, foi um dos antecedentes da guerra. Nos vídeos, Tâmis e seu orientador, Rafael Marquese, inserem num contexto global estes momentos de crise da escravidão nos EUA e narram episódios que, assim como a crise do Missouri, tiveram implicações internacionais para além de seus protagonistas. É o caso da crise da nulificação.

A narrativa envolve história social, política e econômica e também traz contribuições para as ciências sociais as relações internacionais.

Este é o primeiro de quatro vídeos que resumem uma das melhores teses da USP defendidas em 2016: a do doutor Tâmis Peixoto Parron, chamada “A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846”.

A divergência entre escravocratas e abolicionistas levou os Estados Unidos à Guerra da Secessão. A crise do Missouri, sobre se a região seria ou não escravocrata, foi um dos antecedentes da guerra. Este é o segundo vídeo da playlist.

Neste vídeo, o autor e seu orientador, Rafael Marquese, inserem num contexto global outro momento de crise da escravidão nos EUA.

Este é o último de quatro vídeos. A tese quer mostrar que esses países usaram laços comerciais para sustentar a política escravocrata, apesar de o século XIX ser marcado pela aspiração à liberdade. Neste vídeo, Rafael Marquesi , o orientador de Tâmis, professor do Departamento de História da USP, conta de que forma a tese inova: por ser um exercício de “História Total”.

Leia também:
Quando negros viviam em zoológicos humanos
Derrubada a tese da superioridade branca, restou a desigualdade
Como lidar com o racismo?
“O Brasil é um dos países mais racistas do mundo, mas o racismo é velado”
O preconceito e a arrogância dos bonzinhos no debate sobre cotas
Estudantes evangélicos se negam a fazer trabalho sobre cultura afro-brasileira
10 filmes para refletir sobre Consciência Negra
Consciência Negra ou Humana?
Consciência Negra: o que é e como usar?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS