Escudo antimísseis dos EUA na Coreia do Sul provoca reação da China
China promete reagir "com determinação" após instalação de escudo antimísseis dos EUA na Coreia do Sul
A China anunciou nesta terça-feira (7) que reagirá “com determinação” para proteger sua segurança após a instalação do escudo antimísseis norteamericano THAAD na Coreia do Sul.
Segundo o portavoz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, o país “se opõe firmemente e tomaremos resolutamente as medidas necessárias para defender nossos próprios interesses de segurança“.
Nesta segundafeira (6), Washington anunciou o início da instalação de elementos do sistema antimísses na Coreia do Sul.”Os Estados Unidos e a Coreia do Sul serão responsáveis por todas as consequências“, acrescentou Shuang.
No ano passado, os dois países haviam concordado de instalar o sistema THAAD (Terminal HighAltitude Area Defense) para se protegerem da Coreia do Norte, apesar de Pequim e Moscou consideraram o sistema uma ameaça à segurança já que o escudo poderia servir para obter dados de inteligência de suas bases militares.
A decisão foi tomada um dia após a Coreia do Norte ter disparado quatro mísseis, sendo que três deles caíram no Mar do Japão.
“Pedimos a todas as partes que detenham a instalação e que não sigam por este mau caminho“, ressaltou o portavoz.
Leia também:
China pode aderir ao TPP após saídas de EUA e Chile
Donald Trump no poder: paz com a Rússia e guerra com a China
China se irrita com manobra naval dos EUA e aciona dois destróieres
Agência ANSA