Experimento da Heineken coloca frente a frente pessoas com visões opostas de mundo
Militantes de causas opostas são colocados frente a frente em experimento social da Heineken para promover o 'debate saudável'. Gravação é peça publicitária da cervejaria
Direita x Esquerda. Feminista x Anti-Feminista. Quando colocados cara a cara, o debate será acalorado, certo?
Mas tudo fica melhor com uma cerveja gelada. Pelo menos isso é o que acredita a Heineken.
No novo comercial da marca, “Worlds Apart” (Mundos separados), um experimento social foi posto em prática: duas pessoas, sem se conhecerem, se reuniram em um galpão para, juntas, montar um móvel.
Uma conversa inicial fez com que elas se aproximassem e criassem empatia uma pelas outras. Quando terminaram de montar o móvel (um balcão de bar), a cerveja entrou em cena.
Então, vídeos revelaram que as duas pessoas, frente a frente, tinham visões totalmente opostas de mundo.
Dois homens, por exemplo. Um milita por ações que brequem as mudanças climáticas. O outro acha que aquecimento global é um mito.
As duplas, então, tinham duas opções: ir embora ou sentar e discutir. Com uma Heineken, claro.
O resultado é bem curioso, embora o debate tenha sido quase inexistente.
Somente uma das duplas estabeleceu um diálogo real (e foi essa dupla que mais entrou no vídeo). Um deles, inclusive, chega a mostrar que mudou de ideia.
As outras duas duplas riram, brindaram e “concordaram em discordar”.
A criação foi da agência Publicis de Londres.
Assista (o vídeo está em inglês):
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Guilherme Dearo, Exame