Lula lidera intenções de voto até no Paraná Pesquisas – instituto que está para a direita assim como o Vox Populi está para a esquerda. Rejeição a Temer atinge patamar recorde. Confira os números e os cenários avaliados para a pesquisa presidencial
Se a eleição para presidente da República fosse hoje, o vencedor seria Luiz Inácio Lula da Silva.
A informação é de levantamento do Paraná Pesquisas — instituto que está para a direita política no Brasil assim como o Vox Populi está para a esquerda.
Lula também lidera os mais recentes levantamentos dos cinco grandes institutos que realizam pesquisa eleitoral no Brasil.
Relembre abaixo:
— Datafolha
— Ibope
— CNT/MDS
— Vox Populi
— Ipsos
O Paraná Pesquisas realizou levantamento estimulado com três cenários, alternando os possíveis candidatos. Lula aparece em dois cenários e lidera ambos. O ex-presidente é seguido por Jair Bolsonaro.
A seguir, confira os 3 cenários da pesquisa estimulada — aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado:
Cenário 1 (quando o candidato do PSDB é Doria):
Lula (25,4%)
Bolsonaro (16,1%)
João Doria (12,1%)
Marina Silva (11,1%)
Joaquim Barbosa (8,1%)
Ciro Gomes (4,3%)
Ronaldo Caiado (1,6%)
Luciana Genro (1,5%).
Brancos, nulos e indecisos: 18,5%
Cenário 2 (quando o candidato do PSDB é Alckmin e o nome do apresentador Luciano Huck é incluso):
Lula (25,4%)
Bolsonaro (16,8%)
Marina Silva (10,4%)
Joaquim Barbosa (8,1%)
Luciano Huck (7,3%)
Alckmin (6,4%)
Ciro Gomes (4,2%)
Ronaldo Caiado (1,6%)
Luciana Genro (1,5%).
Brancos, nulos e indecisos: 18,5%
Cenário 3 (sem Lula, sem Huck e com Bernardinho do Vôlei e Haddad):
Bolsonaro (17,2%)
Marina Silva (14,9%)
Doria (13,6%)
Joaquim Barbosa (8,7%)
Ciro Gomes (6,7%)
Bernardinho do Vôlei (3,7%)
Fernando Haddad (3,1%)
Luciana Genro (1,9%)
Ronaldo Caiado (1,8%)
Brancos, nulos e indecisos: 28,3%
Michel Temer
A pesquisa também traz dados relevantes sobre a impopularidade do presidente Michel Temer, que chegou ao poder por via indireta. Ele é aprovado por apenas 6,4% dos brasileiros e 74,8% dos brasileiros consideram sua administração ruim ou péssima. Quando questionados genericamente, 84% dos entrevistados dizem que desaprovam o governo.
Ainda segundo a pesquisa, 90,6% dos brasileiros querem eleições diretas já, enquanto apenas 7,2% preferem que a escolha seja feita pelo Congresso Nacional. No último domingo, mais de 100 mil pessoas pediram diretas em Copacabana e um novo ato com artistas está previsto para o próximo domingo no Largo da Batata.
A pesquisa ouviu 2.022 eleitores com 16 anos ou mais, nos 26 Estados e Distrito Federal em 164 municípios entre os dias 25 e 29 de maio de 2017. A confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou menos em todos os cenários.
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook