Seu Jorge divulga nas redes sociais imagem que flagra ataque racista do qual foi vítima e lança pergunta aos seguidores: "O que devo fazer; alguma sugestão?". Depois de ter seu nome exposto, o jovem racista pediu desculpas ao cantor
Seu Jorge denunciou nas redes sociais um ataque racista que sofreu durante uma transmissão ao vivo na internet neste domingo (23) e pediu dicas aos seguidores sobre o que fazer a respeito.
Um internauta entrou na transmissão do cantor para destilar discriminação, ao chamar Seu Jorge de “preto de merda” e dizer que “o mundo está infestado de pretos”.
“Esse cara aqui @hduartescp entrou na minha transmissão ao vivo pra destilar o seu venenoso racismo contra minha pessoa me ofendendo de graça sem eu nunca tê-lo visto em toda minha vida! O que vocês acham que eu devo fazer a respeito desse assunto? Alguma sugestão? Só não vale o famoso deixa pra lá!”, relatou Seu Jorge, com uma imagem que flagra o ataque racista.
Logo depois, o cantor publicou mais uma foto no Instagram com a reprodução do racismo. Trazer a público as ofensas, na visão de Seu Jorge, evidencia que os episódios de discriminação não são paranoia, exagero ou mero drama de negros.
“Mais uma do mocinho @hduartescp, para não dizer depois que nós os negros somos paranóicos e cheios de mimimi! Está aí para todo mundo ver, e olha que ele conseguiu fazer isso a mais de 10.000 km de distância… Imagina como deve ser na vizinhança dele, na escola, com os empregados dele no futuro…”, afirmou.
Internautas prestaram apoio ao cantor e sugeriram que ele processasse o racista e, caso seja menor de idade, os pais dele.
“Estamos ao seu lado, @seujorge. Nossos antepassados não lutaram tanto para que fôssemos desistir agora! Processo nele sim. E, se for adolescente, processo nos pais. Se ele tem esse pensamento medíocre, é porque a educação doméstica está sendo dessa forma!”, escreveu um usuário.
Pedido de desculpas
Algumas horas depois de ter seu nome exposto, o jovem autor dos ataques racistas contra Seu Jorge deletou a sua conta no Instagram e fez um pedido de desculpas ao cantor.
“Acabei de receber várias mensagens do menino que me ofendeu quando eu estava ao vivo aqui no Instagram. Uma delas foi pedindo desculpa — muitas delas –, dizendo que não é racista, que errou, que foi força da emoção. Justificou a atitude dele com problemas que teve no passado com uma pessoa negra, e aí perdeu o controle. Conversamos, ele se mostra arrependido e ficou de publicar um vídeo pedindo desculpas a mim e a toda comunidade negra”, afirmou Seu Jorge.
O cantor ainda agradeceu o apoio dos internautas. “Venho dizer que sem o apoio de vocês e as manifestação das pessoas aqui, talvez ele não tivesse essa atitude de reconhecer o erro. Conseguimos converter uma pessoa que se mostrava racista em uma pessoa arrependida e interessada em desenvolver um sentimento e uma percepção diferente sobre as pessoas que ele não conhece. Que a gente consiga exterminar o racismo, o preconceito, a intolerância da cabeça das crianças, dos jovens.”
Segundo Seu Jorge, em uma das mensagens enviadas pelo garoto ele relata que “não aguenta mais ser humilhado e atacado” por outros internauta depois que o caso veio à baila.
Leia também:
Glória Maria é criticada após post sobre Consciência Negra
Cantor negro é barrado em evento da própria marca
Ator global vai à polícia após filha ser alvo de racismo
Os 10 comerciais mais preconceituosos dos últimos meses
Meninos da Bahia sofrem preconceito após vencerem concurso musical
Cantor Seu Jorge fala de racismo e humilhações sofridas durante a infância
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook