Sem saber que estava sendo filmado, médico dá chilique após ser questionado quando iria operar uma paciente cega de um olho que espera pela cirurgia de catarata há um ano e meio. Antes, diante da filmagem oficial, ele havia se comportado de maneira bem diferente
A paciente Cirene de Souza, cega do olho direito por conta de um glaucoma, espera em uma fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por uma cirurgia para não perder a visão do olho esquerdo, em Itumbiara, na região sul de Goiás.
Questionado pela equipe de reportagem da TV Anhanguera sobre a demora do procedimento, o médico oftalmologista Júlio César Leão disse que só faria a operação no dia em que “ele quisesse”.
Sem saber que estava sendo gravado, o médico deu um chilique ao ser questionado. “Vocês ficam me aporrinhando, sabem que dia que eu vou operá-la? O dia que eu quiser. Sacou? Vai comer merda!”, disse o médico enquanto joga o papel que estava segurando na mesa.
Momentos antes, durante a filmagem oficial para a reportagem, o médico afirmou que Cirene deve ser operada ainda este ano.
“Ela deve ser operada talvez até o final de novembro ou em meados de dezembro, a gente possa estar fazendo a cirurgia dela”, afirmou.
Cirene só anda com a ajuda do marido, que sustenta a família com um salário mínimo. Além dela, outras 20 pessoas estão na fila de espera pelo procedimento. Depois das declarações ofensivas à equipe de reportagem, o médico disse que Cirene deve ser operada ainda este ano.
Sandra Annenberg
A reportagem da TV Anhanguera também foi exibida no Jornal Hoje, em rede nacional, pela TV Globo. Âncora do telejornal, Sandra Annenberg apareceu chocada após a veiculação do material e perguntou para seu companheiro de bancada, Dony de Nuccio: “Eu não ouvi o que eu ouvi, ouvi?”.
Em seguida, leu a resposta do oftalmologista, em tom de ironia: “Por telefone, o médico Júlio César Leão negou que tenha dito o que a gente acabou de ouvir, mas você ouviu também, né, Dony? Em entrevista à TV Anhanguera, hoje de manhã, ele acabou confirmando que disse isso mesmo que a gente ouviu”.
VÍDEO:
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook