Deficiente auditiva e mestre em educação surpreende sua ex-professora que havia criticado o tema da redação do Enem 2017
A professora Pâmela Matos, que é surda e Mestre em Educação, não pensou duas vezes ao se deparar com a crítica de uma ex-professora dela sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
Pâmela foi às redes sociais e divulgou uma resposta pontual. Em sua página no Facebook, publicou um vídeo no qual aparece mostrando folhas de papel com mensagens em que apresenta sua consternação e devolve as críticas.
Apenas no Facebook, o vídeo já foi visualizado mais de 2 milhões de vezes.
As expressões de Pâmela, Enquanto mostra as páginas, ajudam a entender sua indignação diante do questionamento da professora, que havia publicado um post na mesma rede social chamando de “golpe” o tema da redação do Enem deste ano, “Desafios para a formação educacional dos surdos”.
Na legenda do vídeo, Pamela escreveu:
“Este vídeo foi feito com minha indignação, após eu ver um post da minha ex-professora reclamando do tema da prova do enem 2017. Servirá também para todos que fizeram a prova e, por motivo algum, estão postando em suas redes sociais uma chuva de opiniões imaturas acerca do tema.
MAIS RESPEITO, MENOS IGNORÂNCIA, MAIS ALTERIDADE
Afinal,
Vocês não conhecem as cicatrizes dos surdos ,
Vocês não conhecem aonde seus sapatos apertam ,
Vocês não conhecem os caminhos por eles , percorridos ,
FALEM MENOS!”
‘Golpe’
A ex-professora de Pâmela publicou no Facebook o seguinte enunciado fictício: “A redação foi para: ( ) alunos do 2º grau ( ) professores ( ) candidato a concurso público da área de educação inclusiva?”.
E ainda classificou a escolha pelo tema da redação como um “golpe”. No entanto, Pâmela respondeu à pergunta proposta, frisando que a alternativa correta não foi sequer lembrada como uma opção no post.
“Calma, professora, vou responder: A resposta correta é: (x) Todos. Porém, ‘todos’ você não lembrou…Deixa eu ajudar. Há uns 15 anos você foi minha professora, ou seja, teve aluna surda. E o que você fez para me incluir na sua disciplina? R = N-A-D-A”, afirmou Pâmela.
A ex-aluna da autora do post, que hoje trabalha como professora do curso de Letras-Libras, contou que vivenciou uma experiência negativa na sala de aula dela, porque não lhe foram proporcionadas medidas inclusivas.
“Triste experiência: sem interação, sem metodologias, sem espaço para aprender. Eu, surda, totalmente excluída. Excluída: das atividades em grupo, pelos colegas, pela própria professora. Ou seja, que desafio você assumiu como professora de uma aluna SURDA? Comigo? Nenhuma! Fiquei prejudicada! Talvez, você não lembrou que o meu processo educacional envolvia TODOS, colegas, professores, gestão”, frisou.
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