Exército distribui gibis contra “perigo vermelho” no Rio de Janeiro. Quadrinhos mostram um menino branco que pede ajuda ao Exército para prender monstros vermelhos e salvar a vizinhança
A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, denunciou neste fim de semana a doutrinação do Exército com a distribuição de revistinhas contra o “perigo vermelho” na intervenção no Rio de Janeiro. Pois bem, o gibi que protege “brancos” contra os “monstros vermelhos” é café requentado de 2013.
O leitor Fernando Andrade, de Niterói (RJ), lembra que “o material foi distribuído pela primeira vez em setembro de 2013 pela CCOMSEx (Secretaria de Comunicação do Exército)”.
Na época, o site Opera Mundi, do jornalista Breno Altmann, anotou que história do “Recrutinha” era digno de “um gibi americano no auge da Guerra Fria”. Ou seja, o Exército continua com a mesma mentalidade de outrora.
“Qualquer semelhança com a propaganda anticomunista produzida para semear a paranoia entre as crianças norte-americanas é mera coincidência”, alertava o Opera Mundi ao publicar um vídeo com propaganda anticomunista dedicada à molecada dos EUA.
Assista:
Leia também:
“O problema do Rio não são os bandidos, são os mocinhos”, diz ex-chefe da Polícia Civil
Favelas repudiam intervenção no Rio de Janeiro decretada por Temer
Os militares no Rio de Janeiro
Intervenção militar no Rio vai acabar em tragédia, diz jurista
A face muito lucrativa (e nada divulgada) da intervenção no Rio de Janeiro
PEC 241 agrava desigualdade social brasileira
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook