Dentista acusada de racismo contra uma mãe e sua filha bebê é presa em hotel. Ela estava escondida e se preparando para fugir para São Paulo. Família da denunciada alega agora que ela sofre de 'transtornos mentais'
A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (17) a dentista Delzuite Ribeiro de Macêdo. Ela foi denunciada por insultar com ofensas raciais o bebê de uma mulher. A partir deste caso específico, a polícia informou que outras oito denúncias pelo crime de racismo já haviam sido registradas contra a dentista (saiba mais aqui).
Delzuite foi presa em um hotel de Teresina, capital do Piauí. De acordo com a Polícia Civil do estado, ela estava escondida e se preparando para fugir para São Paulo.
A delegada Cinthya Verena pediu a prisão provisória da dentista porque ela não se apresentou à polícia para ser ouvida sobre as acusações.
A prisão foi efetuada pelo delegado Emir Maia e sua equipe. “Recebemos a informação de que ela estava escondida em Teresina. Tivemos êxito em descobrir que ela estava hospedada no hotel do Sinte (Casa de Hospedagem do Professor), já com passagem comprada para a cidade de São Paulo”, disse Emir.
“Ela confirmou que foi ela mesmo quem divulgou aquelas mensagens preconceituosas e odiosas. A prisão foi decretada porque ela estava foragida, não atendia a nenhum chamamento da polícia. Diligenciamos aqui na capital onde ela tinha uns endereços. Antes de ela ser odontóloga, era cabeleireira. Não foi muito difícil encontrá-la”, assinalou o delegado.
“O crime que ela praticou foi racismo, que define condutas discriminatórias e de ódio. A pena pode chegar até cinco anos de reclusão e é um crime inafiançável. As pessoas acham que nas redes sociais existe imunidade para postar o que quiser, mas não […] a polícia está sempre atenta”, finalizou o delegado.
Racismo
Delzuite Macêdo foi apontada como autora de uma série de comentários ofensivos contra pessoas negras em uma publicação no Facebook.
O texto foi publicado em um grupo fechado, mas capturas de tela circularam nas redes sociais, gerando revolta entre internautas. A dentista afirma que seu filho “é lindo, branco e de olhos verdes”, ao mesmo tempo em que debocha da cor da pele de uma bebê de um mês.
Transtornos mentais?
Depois da repercussão da denúncia, a família de Delzuite veio à público para alegar que a acusada sofre de ‘transtornos mentais’.
Em entrevista ao jornal Extra, a mãe da dentista disse que ela está agindo assim por causa de distúrbios mentais e que vai pedir a internação da filha. “Quanto mais está sob pressão, mais se descontrola”, disse a mulher de 73 anos.
Leitura complementar: Os detalhes do crime de racismo praticado pela dentista Delzuite Ribeiro
Vídeo registra momento da prisão de Delzuíte:
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook