Moda de "cheirar" camisinha deixa pais de jovens em alerta
Nova moda entre adolescentes nas redes sociais, desafio de "cheirar" camisinha preocupa pais e deixa especialistas em alerta em todo o mundo
Há poucas situações em que se recomenda não usar camisinha. Uma delas se aplica ao que jovens andam atualmente fazendo com o preservativo: cheirando.
O #CondomSnortingChallenge, ou Desafio de Cheirar Camisinha, em tradução livre, é a última “tendência” que tomou a internet. Não à toa, a prática preocupou pais de adolescentes e alertou especialistas do mundo todo.
O desafio consiste em enfiar a camisinha por uma narina e inalar com força tapando a outra, até que ela seja sugada e saia pela boca. Sim, você não leu errado.
Vale o aviso: não tente fazer isso em casa. Por quê? Para começar, porque você pode engasgar e, ao invés de a camisinha sair pela boca, entrar pelas vias respiratórias e obstruí-las. Além disso, pode danificar o revestimento interno da narina, causar uma reação alérgica e até resultar numa infecção, de acordo com Bruce Y. Lee, professor da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, em entrevista à “Forbes“.
O desafio não é novidade. É mais uma dessas modas da internet que vêm e vão. Desde que ressurgiu, nas últimas semanas, têm alertado pais de adolescentes — que se filmam completando o desafio para postar na redes — e autoridades: educadores do governo estão fazendo visitas e promovendo palestras para pais de alunos da cidade de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, onde uma garota postou um vídeo “ensinando” a técnica.
O objetivo é conscientizar os pais sobre os perigos do álcool, das drogas e dos desafios virais da internet. “Nos dias de hoje, nossos adolescentes estão fazendo de tudo em troca de likes, views e inscritos. Nós temos que mostrar aos pais o que seus filhos estão buscando online”, explicou o especialista de educação do governo, Stephen Enriquez à “FOX“.
Portal Universa