Dez criminosos inspirados na série “La Casa de Papel” tentaram roubar um banco em Santiago, no Chile, vestidos de macacões vermelhos
Algumas séries penetram tão rapidamente o imaginário popular que chegam a ser usadas como inspiração para as mais diversas ações cotidianas.
É o caso da série “La Casa de Papel”, disponível na Netflix. Se nos blocos de Carnaval brasileiro a produção virou até fantasia, no Chile a “brincadeira” chegou mais longe.
Como noticiou o jornal La Cuarta, um grupo de dez criminosos vestidos com macacões vermelhos – mesmo traje de personagens da série – tentou explodir um caixa eletrônico de uma agência no bairro de Maipu, em Santiago, capital do país.
Apesar da semelhança com a ficção, contudo, os suspeitos não usavam a máscara do pintor espanhol Salvador Dali, outro adereço característico da série.
Segundo a polícia local, o alarme do caixa eletrônico soou imediatamente e a polícia chegou ao local em menos de um minuto, o que impediu que os assaltantes levassem o dinheiro.
Durante a fuga, os criminosos teriam trocado disparos com os agentes. Um dos ladrões foi atingido e levado ao hospital. Ao menos dois suspeitos foram presos.
A repercussão do caso chegou às redes sociais da emissora Antena 3, que transmite a série na Espanha. “A influência da série atinge limites inimagináveis: tentaram roubar um caixa no Chile, disfarçados de #LaCasaDePapel”, compartilhou a página do canal no Twitter.
SAIBA MAIS:
Por que ‘La Casa de Papel’ virou o grande novo sucesso da Netflix?
Exame
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook