Direita

Como explicar o fenômeno do “pobre de direita”?

Share

O que leva uma pessoa pobre a ser ideologicamente de direita, sobretudo em um país extremamente desigual?

Afrânio Silva Jardim*, via facebook

Em uma sociedade socialista, só perdem os ricos e os muito ricos.

Em uma sociedade socialista, ganham todos os que não são ricos ou muito ricos.

O fato de, na realidade prática, não se ter conseguido até hoje alcançar uma perfeita justiça social, não significa que a teoria seja errada.

Apenas significa que os conhecidos defeitos do ser humano não permitiram implantar corretamente as boas ideias que ele mesmo criou para transformar a indesejável realidade social.

A história tem demonstrado que os detentores do poder econômico não têm permitido a evolução das sociedades em prol do socialismo, o que acaba resultando em violências políticas por ambos os lados.

Entretanto, ainda julgamos válida uma nova tentativa, o que permitiria a implantação de um verdadeiro socialismo democrático.

Assim, talvez possamos ter no futuro uma sociedade mais igualitária, sem que se suprimam as liberdades fundamentais, importantes para o integral desenvolvimento das personalidades individuais.

Agora, respondo à pergunta que é o título deste texto: somente a ignorância pode explicar o motivo pelo qual uma pessoa pobre possa ser contra uma sociedade mais justa, onde todos tenham condições concretas para usufruir uma vida digna.

Importante esclarecimento: uso aqui a palavra “ignorante” não no sentido pejorativo ou ofensivo, mas no sentido de não terem as pessoas o conhecimento teórico que lhes permita perceber o processo de exploração a que estão submetidas em uma sociedade de economia liberal.

Leia também:
Pobre do pobre de direita
Quem são os brasileiros que odeiam pobre?
O pobre de direita ou o metaleiro de direita, quem é mais alienado?
Fernando Holiday é mais uma das excrescências da direita brasileira
Há ‘coxinhas’ nas periferias?
A esquerda caviar e o pobre conservador
Sobre ser de ‘direita’ ou de ‘esquerda’, no Brasil e no mundo…
Conheça os 40 mandamentos do reacionário perfeito

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook