Homem compra na internet substância usada por nazistas e é achado morto
Executivo brasileiro de 32 anos é encontrado morto após comprar pela internet substância usada por nazistas que é proibida em todo o mundo
Um executivo brasileiro de 32 anos foi encontrado morto por familiares nesta quarta-feira (25) em Praia Grande (SP) após ingerir cianeto de potássio. Rodrigo Curci comprou a substância, que é mundialmente proibida, no site Mercado Livre.
O jovem exercia cargo de chefia na Caixa Econômica Federal. Familiares afirmam que o rapaz apresentava quadro depressivo, estava afastado do emprego e passava por tratamento psiquiátrico.
Um dia antes da morte de Rodrigo, sua mãe recebeu uma encomenda e, ao ver o pacote, o rapaz o tirou das mãos da mãe e escondeu, devolvendo apenas após perceber que o embrulho, que não continha o veneno, era realmente para ela.
No dia seguinte, Rodrigo recebeu uma encomenda do Mercado Livre e se trancou no quarto. Familiares perceberam que o jovem estava no quarto agonizando e acionaram o SAMU. Ele foi levado a uma unidade de saúde, mas faleceu.
A polícia encontrou uma caixa e uma nota fiscal que identificava o produto recebido como cianeto de potássio, substância altamente perigosa e de venda proibida no mundo inteiro.
As primeiras informações dão conta de que Rodrigo teria misturado o veneno em um copo de suco. Ainda não se sabe quem forneceu o produto ao executivo.
O Mercado Livre divulgou uma nota em que diz lamentar profundamente o ocorrido. O site também afirma que entrou em contato com as autoridades responsáveis pelo caso para o fornecimento de dados cadastrais que possam ajudar na investigação. O Mercado Livre diz, ainda, que o cianeto de potássio não pode ser comercializado no site. O anúncio foi removido e o usuário bloqueado.
Cianeto de potássio
O cianeto de potássio é um composto químico altamente tóxico que, se inalado, pode levar à morte. A substância reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.
Usado durante a Segunda Guerra Mundial, o cianeto de potássio era ingerido para cometer suicídio. Ao ser consumido, provoca ardência na boca, rigidez do maxilar inferior, constrição da garganta, salivação, náuseas e vômitos.
Alan Turing suicidou-se comendo uma maçã com o cianeto. Soldados nazistas da Segunda Guerra usavam-no para cometer suicídio antes que fossem capturados e torturados pelos inimigos.