Direita

O boato do jovem que morreu tentando mostrar que facada em Bolsonaro era falsa

Share

Sites e grupos de direita espalham fake news sobre jovem que morreu tentando mostrar que facada em Jair Bolsonaro era falsa. Publicação viralizou nas redes sociais como se fosse real

Gilmar Lopes, É Farsas

É verdade que um rapaz chamado Denilson Lopes morreu ao esfaquear a si mesmo numa tentativa de provar que a facada sofrida por Jair Bolsonaro era falsa?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de setembro de 2018 e afirma que o maranhense Denilson Lopes teria morrido após tentar provar que a facada sofrida por Jair Bolsonaro era falsa! De acordo com a reportagem, na obsessão de querer provar que algo poderia ter sido ser forjado, resolveu se esfaquear e mostrar para os amigos que a facada foi falsa!

Denilson Lopes, após esfaquear a si próprio, não teria resistido aos ferimentos e acabou vindo a óbito!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Após o atentado sofrido pelo candidato á Presidência Jair Bolsonaro, no dia 06 de setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG), inúmeras fake news começaram a se espalhar a respeito do ocorrido. Muitos sites e blogs (e também vários grupos de WhatsApp) começaram a espalhar notícias falsas sobre o ocorrido.

Os criadores de boatos online se aproveitam do assunto que está em alta no momento e, nesse caso, não foi diferente. Como o atentado contra o candidato foi o (e está sendo) um dos mais comentados na web nos últimos dias, isso acaba virando uma excelente matéria-prima para as fake news!

No caso do jovem que teria se matado ao tentar provar a “farsa da facada“, tudo começou numa publicação feita no site Mídia Imparcial, site conhecido por espalhar muitas fake news. Só para citar um exemplo, esse é o mesmo site que inventou – dentre tantas – a notícia falsa do maranhense que teria morrido ao tentar ir de jumento até a Rússia para ver a Copa do Mundo.

Mesmo sem citar nenhuma fonte, o site conseguiu que a sua publicação fosse compartilhada e publicada por diversos outros sites e blogs como se fosse real.

Falta de detalhes

Perceba que o texto não dá muitos detalhes e como e onde o fato teria ocorrido. Diz apenas que foi em Bom Lugar, no Maranhão, mas não cita o nome do delegado que estaria cuidando do caso ou da equipe que teria tentado socorrê-lo.

Uma busca por “Denilson Lopes” não retorna nenhum resultado referente ao “suicídio”. Apenas vemos o nome em postagens que citam o Mídia Imparcial como fonte.

A foto usada na fake news

Na postagem inicial, o Mídia Imparcial usou uma foto aleatória de um homem de camiseta amarela, ferido e caído no chão. Horas depois, a foto foi substituída por outra já com o rosto do rapaz borrado.

A fotografia original foi tirada de uma matéria de março de 2016, de um crime ocorrido em Rondônia. De acordo com a matéria do Rondônia ao Vivo, Adriano S. M – de 28 anos de idade – foi esfaqueado durante bebedeira em um bar na zona sul de Porto Velho.

O jovem estava bebendo com amigos, quando começou uma discussão com um cliente do bar. O agressor sacou uma faca peixeira e golpeou o algoz no tórax e pescoço. O homem caiu no solo agonizando e foi socorrido.

Conclusão

A notícia afirmando que um rapaz morreu após tentar provar que a facada do Bolsonaro foi forjada é farsa!

Leia também:
Os desdobramentos das fake news no caso Bolsonaro
Por que Bolsonaro perde para todos os adversários no 2º turno?
Campanha de Bolsonaro exagerou nas exposições em vídeos e fotos pós-facada
A excitação de Silas Malafaia com a facada dada em Bolsonaro
Atentado a Bolsonaro é comparado com o da rua Tonelero
As tentativas de envolver o PT no atentado a Bolsonaro
Apoiadores de Bolsonaro esticam corda do extremismo após atentado
Senador divulga foto do abdômen de Jair Bolsonaro

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook