Por que Barbie e Ken viraram personagens na eleição de 2018?
Barbie e Ken se tornaram personagens nas eleições presidenciais do Brasil em 2018. Inspirados pelo eleitorado brasileiro, pessoas de outros países da América Latina também estão adotando os bonecos em publicações
Emilio Sánchez Hidalgo, ELPaís
Os bonecos Barbie e Ken estão sendo usados para ironizar parte do eleitorado que do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 46% dos votos válidos no primeiro turno das eleições presidenciais e lidera as intenções de voto para o segundo turno, que acontece no próximo domingo, 28 de outubro.
Se Bolsonaro teve votos em todas as classes sociais e alcançou 49 milhões de apoios em 7 de outubro, os dois bonecos loiros, nos memes, querem zombar dos apoiadores do candidato nas classes privilegiadas do Brasil – se nas pesquisas de opinião, Bolsonaro tem 50% das intenções de voto, entre os que ganham mais de dez salários mínimos a cifra alcanca 67%.
Os memes são simples: algumas ideais homofóbicas ou a rejeição a movimentos como o feminismo, em comunhão com o discurso de Bolsonaro, são ditas por Barbie e Ken. Barbie também garante que as acusações contra o ultradireitista são fake news (notícias falsas), que a ditadura é melhor do que a desordem e que com o candidato Fernando Haddad, do PT, o país vai se transformar em uma Venezuela.
Muitos brasileiros estão criando e compartilhando esses memes nas redes sociais, especialmente no Twitter, pelo menos desde o dia 9 de outubro. A conta Barbie e Ken Cidadãos de Bem cria capturas de tela desses memes e os compartilha com seus 283.000 seguidores no Facebook. E cada um desses posts é compartilhado milhares de vezes. Há também contas que fazem o mesmo criando alguns memes originais no Instagram (BarbieFascionista, com 100.000 seguidores) e no Twitter (BarbieDeBem, com 17.000). Existem outras contas com menos seguidores.
Antes de Barbie e Ken serem usados para zombar dos eleitores de classe alta de Bolsonaro, já eram personagens de memes no Brasil. Eram usados para representar essas mesmas pessoas e os preconceitos contra, principalmente, negros, homossexuais e contra o feminismo. A diferença é que não havia referências à campanha eleitoral e a Bolsonaro. Barbie e Ken Cidadãos de Bem divulga esses memes desde junho de 2017. Além disso, Barbie e Ken estão sempre ofendidos porque se sentem atacados por serem brancos e ricos.
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O estereótipo representado por Barbie e Ken, o das classes brancas privilegiadas, não corresponde à totalidade dos eleitores de Bolsonaro. Entre seus 48 milhões de eleitores no primeiro turno, há muitos negros, mulheres e pessoas da classe baixa. No final de 2017, havia 14,83 milhões de pessoas em extrema pobreza no Brasil, um aumento de 11% em relação a 2016, segundo relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Bolsonaro obteve 46% dos votos válidos no primeiro turno das eleições presidenciais, apesar de ter dito frases como estas antes da campanha eleitoral, durante a qual amenizou seu discurso: “Os gays são o produto do consumo de drogas“; “O erro da ditadura foi torturar e não matar“; “As mulheres devem ganhar menos porque engravidam.”
Os memes também são compartilhados por opositores de Bolsonaro no WhatsApp. Muitas das mensagens são acompanhadas por hashtags usadas pelos seguidores do candidato. A mais utilizada é #PTNão, mostrando a rejeição ao Partido dos Trabalhadores, que governou o país entre 2003 e 2016. Também há críticas contra Haddad.
Ao mesmo tempo, as piadas foram transferidas para outros países da América Latina, como o Chile. Em 15 de outubro foi aberta a conta Barbie y Ken, ciudadanos de bien, no Facebook. Em oito dias, conseguiu mais de 160.000 seguidores.
Veja abaixo outros memes de Barbie e Ken ironizando parte do eleitorado de Bolsonaro.
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