Fraude eleitoral de Bolsonaro é destaque na imprensa internacional
Enquanto o Jornal Nacional fez de tudo para esconder o caso, imprensa internacional destaca fraude eleitoral da campanha de Jair Bolsonaro
As denúncias de Caixa 2 pela campanha do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) numa rede criminosa de propagação de notícias falsas contra o PT e seu candidato Fernando Haddad, ganharam repercussão em muitos dos principais jornais e portais de notícias do mundo.
Os veículos destacaram que o uso do WhatsApp como ferramenta de campanha favoreceu amplamente a candidatura do extremista e, se confirmadas as denúncias de financiamento ilegal por empresas, a prática corresponde a crime eleitoral, portanto fraude.
O jornal britânico The Guardian destacou, ressaltando Bolsonaro como um populista pró-tortura que elogia a ditadura civil-militar brasileira, que as chamadas fake news têm preocupado observadores das eleições no país pelos impactos que causam no eleitorado, favorável principalmente ao candidato do PSL.
“Escrevendo no New York Times esta semana, os autores de um relatório sobre o papel da desinformação nas eleições brasileiras pediram ao WhatsApp que tomasse medidas urgentes ‘para reduzir o envenenamento da vida política brasileira’ por meio de notícias falsas ou distorcidas“, afirma em um trecho a reportagem do jornal britânico.
Na América Latina, o diário argentino Clarín destacou que os juristas citados na matéria da Folha de S.Paulo, autora da denúncia, analisaram que o envio de centenas de milhares de mensagens pelo aplicativo, impulsionadas por empresário e que é prática proibida desde 2015 pela legislação eleitoral, colocam Bolsonaro em uma “situação delicada“, que pode levar à impugnação de sua candidatura.
A ausência de posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também foi apontada pelo jornal espanhol El País, relembrando que o órgão judicial havia relatada um despreparo em lidar com as notícias falsas.
Confira algumas das manchetes
The Guardian: Empresários apoiadores de Bolsonaro são acusados de campanha ilegal de fake news no Whatsapp
El País: Uma investigação aponta grande trama de propaganda ilegal a favor de Bolsonaro”
Le Fígaro: Haddad acusa Bolsonaro de violar as leis de financiamento eleitoral
Corriere Della Sera: Compram-se milhões de mensagens com fake news no Whatsapp para favorecer Bolsonaro
Público: PT pede impugnação da candidatura de Bolsonaro
Clarín: A dias da votação no Brasil, campanha de Bolsonaro é acusada de difundir fake news
Le Monde: No Brasil, o Partido dos Trabalhadores lança ações contra fake news
Deutsche Welle: Populista de direita é acusado de manipulação
Daily Mail: Favorito na eleição no Brasil é acusado de inundar o WhatsApp com fake news atacando seu rival de esquerda