Imagens da tristeza e do desespero de uma deputada recebendo o telefonema que a informava sobre a morte de sua filha ganharam o mundo. A deputada mexicana sofreu uma crise nervosa em sua cadeira no plenário
O México vive alarmante onda de crimes e assassinatos. A violência tem afetado quase todas as regiões do país e 2018 tende a ser o ano mais sangrento em décadas.
Um dos casos mais recentes e chocantes aconteceu em meio a uma sessão na Câmara dos Deputados.
A parlamentar Carmen Medel Palma recebeu por telefone a notícia do assassinato de sua filha, Valeria Cruz Medel, de 22 anos, em Ciudad Mendoza, no Estado de Veracruz e as imagens de sua tristeza ganharam o mundo.
Segundo informações locais, um homem armado entrou em uma academia e abriu fogo contra Valeria Cruz.
Quando ficou sabendo do crime por um telefonema, a deputada Medel, do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), sofreu uma crise nervosa em sua cadeira no plenário e começou a gritar de raiva. A sessão parlamentar foi suspensa.
Pablo Gómez Álvarez — um dos nomes mais importantes do partido da deputada Medel— falou em nome de todos os deputados. “Valeria foi hoje vítima do estado de violência em que vivem os mexicanos e mexicanas… Estamos todos sujeitos a essa crise de violência. Todos juntos, como legislatura, devemos responder, devemos pacificar o México”, afirmou.
O governador de Veracruz, Miguel Ángel Yunes, informou que cinco pessoas foram presas pelo assassinato de Valéria.
Em 2018 o México já ultrapassou os 22 mil homicídios.
VEJA TAMBÉM:
— O resultado dos 11 anos de intervenção militar no México
Yahoo News
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook