Mercado

Cuidado, a Bettina de R$ 1 milhão está enganando você

Share

Propaganda da consultoria Empiricus vira piada nas redes sociais com mulher que promete você ficar milionário em pouco tempo. Verdadeira identidade de Bettina e interesses por trás da empresa foram descobertos

Bettina, da Empiricus (reprodução)

O “comercial da Bettina” infestou os vídeos da plataforma Youtube nas últimas semanas. Na peça publicitária, uma moça de cabelos loiros longos e blusa cor de vinho conta o sucesso obtido como investidora ao usar uma tática que “não é nenhum segredo”.

“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”, diz a moça. O teor da propaganda é tão apelativo que a peça acabou virando meme nas redes sociais.

“Eu comprei ações na bolsa de valores”, continua a moça de forma enfática. Depois, complementa dizendo sua trajetória no mundo das finanças, que começou com R$ 1.520 e chegou ao patrimônio atual após apenas três anos.

(o texto continua depois das mensagens)

Bettina Rudolph é o nome verdadeiro da jovem que aparece no vídeo. Ela trabalha na equipe publicitária da consultoria de investimentos Empiricus Research. Segundo Felipe Miranda, CEO da consultoria, a história que ela relata no vídeo é real. Mas um levantamento revela que não é bem assim.

“Não fazia ideia de quem era essa Bettina de 1 milhão até aparecer na timeline. Mas vocês são muito incompetentes como ‘stalkers’ e eu tô presa no táxi numa São Paulo chuvosa então fiz o trabalho que já deveriam ter feito. A empresa que Bettina que tem com maior capital tem como sócios o pai, Joachim, a mãe, Diana e o irmão Thomas. Coisa de R$ 535 mil. A outra empresa dela tem capital social de R$ 100 mil”, revelou a escritora e roteirista Daniela Abade.

É possível?

“O ganho entre R$ 1,4 milhão e R$1,5 mil equivale a um retorno de 69.367% no período de três anos. Isso significa que ela teria ganhado em média 19,93% ao mês”, observa Michael Viriato, professor de finanças do Insper.

“Se ela investisse em títulos que remuneram a taxa DI de 6,4% ao ano, teria levado mais de 105 anos para obter o mesmo valor. Já no mercado de ações, o Ibovespa deu retorno de 123% nos últimos três anos. Pela Bolsa de Valores, portanto, ela teria demorado quase 25 anos para chegar à fortuna atual”, segue o professor.

“Mesmo que ela tivesse acertado exatamente os dias em que o Ibovespa subiu e não estivesse aplicada em ações nos dias que o índice caiu, ainda assim, sua rentabilidade no período teria sido dez vezes menor”, afirma Viriato.

O professor explica ainda que mesmo os investidores que conseguem ganhar dos índices no mercado de ações, como Warren Buffet, sequer chegaram próximos ao resultado prometido por Bettina.

“Warren Buffet é mundialmente reconhecido por sua fortuna construída a partir de investimento em empresas fechadas e no mercado de ações. Sua média de retorno ao longo dos anos foi de 20,5% ao ano. Investindo como o bilionário, Bettina teria levado mais de 35 anos para alcançar seu patrimônio atual. Logo, ela precisaria ter uma estratégia ainda melhor que a do mais famoso investidor do mundo”, calcula o professor.

“Em seu histórico de mais de meio século, o período de três anos mais favorável de Warren Buffet não lhe rendeu nem 300%. Portanto, não parece que, mesmo quando um gênio como Buffet está no comando, seja simples atingir o resultado”, conclui Viriato.

Empiricus

A Empiricus Research, onde Bettina trabalha, é uma empresa que lucra basicamente vendendo pacotes de relatórios e cursos com base em propaganda sensacionalista.

A assinatura anual mais barata no site da empresa para carteira de ações custa mais de R$150. O vídeo de Bettina foi assistido por milhões de pessoas. Por isso, basta que um pequeno percentual assine um pacote de relatórios e a empresa já terá lucro garantido.

Especialistas afirmam que as pessoas físicas e jurídicas que mais ganham neste mercado não são aquelas que operam na Bolsa, mas os que vendem planos para enriquecimento “rápido, fácil e seguro”.

O Pragmatismo Político tratou da Empiricus Research pela primeira vez em 2014, quando a empresa entrou na campanha presidencial daquele ano com o objetivo de influenciar o resultado eleitoral a favor do então candidato Aécio Neves (PSDB). Relembre:

O que está por trás da campanha da Empiricus contra Dilma Rousseff?

Alguns anos depois, em 2017, a Empiricus usou uma estratégia semelhante para alertar sobre os riscos para os investimentos com o “retorno de Lula à Presidência da República”. Na época, o ex-presidente ainda estava em liberdade e era considerado um dos nomes favoritos para a disputa de 2018. Veja:

Empiriucs Research faz terrorismo com a imagem de Lula

Samy Dana, comentarista de economia da Globo, também usou as redes sociais para comentar o “fenômeno Bettina”:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook