"Brasileiros não passam fome porque têm mangas para chupar", diz ministra
Ministra de Jair Bolsonaro (PSL) diz que “brasileiros não passam fome porque têm mangas pra chupar”.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, argumentou nesta terça-feira (9), durante sessão na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que o brasileiro não passa muita fome porque há muitas mangueiras no país.
“A agricultura, para países que já tiveram guerra, que já passaram fome, para eles é segurança nacional. Nós nunca tivemos guerra, nós não passamos muita fome, porque nós temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical. Então, aqui nós temos miséria, sim. Nós precisamos tirar o povo da miséria. Mas esses países têm muito apreço pelos seus produtores“, disse Tereza Cristina.
Assista abaixo à íntegra da reunião e veja o momento em que a ministra faz a declaração polêmica (1min37seg):
Além da fome no Brasil, Tereza Cristina foi questionada sobre vários assuntos ligados à pasta, incluindo a liberação dos agrotóxicos, subsídios para produtores e os pagamentos por serviços ambientais (PSA), instrumento que visa fomentar a preservação ambiental e a biodiversidade e que é francamente defendido pela ministra.
Críticas nas redes sociais
Bom dia! Café da manhã hj é manga direto do pé com suco de laranja. Mais 100 dias e a terra fica plana.
— GugaNoblat (@GugaNoblat) 10 de abril de 2019
"Nós não passamos muita fome porque temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical.", afirmou Tereza Cristina. Fala tanta bobagem a rainha dos venenos, será que ela sabe a diferença de manga pra laranja? No governo dela tem muito mais.https://t.co/KXFfU9NElK
— Deputado LULA Marcon #LulaLivre (@depmarcon) 11 de abril de 2019
Não sabia que manga era de graça e suficiente para manter uma pessoa nutrida. Obrigado ministra Tereza Cristina por sanar o problema da fome no Brasil.
— Ruy (@RuyGTR) 10 de abril de 2019
Avisa para a ministra da Tereza Cristina, da Agricultura, que não tá dando pra chupar manga não! Oh o preço amores!!! pic.twitter.com/OJkaC2rHJc
— Véia Sem Presidente (@FiHildete) 11 de abril de 2019
Não sabia que manga era de graça e suficiente para manter uma pessoa nutrida. Obrigado ministra Tereza Cristina por sanar o problema da fome no Brasil.
— Ruy (@RuyGTR) 10 de abril de 2019
Fala da ministra da Agricultura de Bolsonaro, Tereza Cristina, de que "o povo brasileiro não passa muita fome porque temos muita manga na rua", entra na categoria "asneiras" que já contava com Damares ("menino veste azul, menina veste rosa") e Araújo ("nazismo é de esquerda").
— Bohn Gass (@BohnGass) 10 de abril de 2019
A frutaria bolsonariana funciona como uma cooperativa. Damares traz a goiaba, Tereza Cristina traz a manga e o dono da quitanda cuida das laranjas.
— Luis Felipe Miguel (@lfelipe_miguel) 10 de abril de 2019
Estado de Minas