Cinema

Netflix divulga trailer de “Democracia em Vertigem” e deixa a internet em alvoroço

Share

Netflix lança trailer de "Democracia em Vertigem", que estreia no dia 19 de junho. Longa foi aclamado internacionalmente

Cena de Democracia em Vertigem (Imagem: Captura de tela)

RBA

A gigante do streaming de filmes e séries Netflix anunciou o lançamento do documentário Democracia em Vertigem, da cineasta brasileira Petra Costa, no próximo dia 19.

O longa retrata como o sistema político brasileiro entrou em colapso após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, culminando, no ano passado, na eleição de um governo de extrema-direita com Jair Bolsonaro (PSL).

Após sua estreia no Festival de Sundance (leia cardápio do site do festival, em inglês), nos Estados Unidos, o jornal The New York Times teceu elogios sobre o longa.

Um documentário absolutamente vital (…) Petra usa seu filme para explicar a história complicada do Brasil e avisar que mesmo uma democracia aparentemente estável e próspera pode cair no caos em instantes”, disse o crítico Noel Murray. Já a revista Variety posicionou a cineasta em uma lista de “10 documentaristas para assistir em 2019”.

A crítica mais chocante veio do portal também norte-americano Indie Wire: “Uma visão assustadoramente pessoal sobre o início de uma ditadura de extrema-direita”.

Petra Costa aproveitou o envolvimento de sua família com setores políticos para aprofundar as relações de poder em sua obra. O acesso a este mundo garante uma visão pessoal para explorar a crise política instalada no país.

O tom pessoal aparece já no trailer divulgado hoje. “Eu e a democracia brasileira temos quase a mesma idade. Eu achava que nos nossos 30 e poucos anos, estaríamos pisando em terra firme. Eu tinha 19 anos quando o Lula foi eleito. Me lembro da euforia. Parecia um grande passo para a nossa democracia. Milhões de pessoas saíram da pobreza, a taxa de desemprego atingiu o menor índice da história e o Brasil emerge como um dos protagonistas no cenário mundial”, afirma a cineasta.

Entretanto, algo mudou neste caminho. “Todos nós seremos julgados pela história”, afirma a primeira presidenta da história do Brasil, Dilma Rousseff. Petra segue: “Algo no nosso tecido social começa a mudar. O país se divide e esse muro da lugar a um abismo”.

Assista ao trailer

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook